Pesquisa de Mercado: conheça as vantagens por trás desta poderosa ferramenta

Se trouxermos nossa infância a tona, podemos entender a importância da Pesquisa de Mercado através de um momento do filme Alice no País das Maravilhas.

Na cena, a menina Alice encontra uma bifurcação no meio do caminho.

E com uma grande dúvida em relação ao que fazer, pergunta para o gato:

“Gato, qual caminho devo seguir?”

E para ajudá-la, o Gato responde com outra pergunta:

“Onde você quer chegar?”

Mas Alice responde:

“Eu não sei”

Por fim, o Gato diz:

“Se você não sabe onde quer chegar, tanto faz o caminho que irá seguir”

E essa cena ilustra com bastante fidelidade o contexto de diversas empresas, organizações e empreendedores.

Ao se encontrarem perdidos, com falta de opções ou excesso, uma grande dúvida surge – qual caminho devemos seguir?

E é exatamente aí que a Pesquisa de Mercado entra.

É através da Pesquisa de Mercado que instituições e negócios podem reunir as ferramentas necessárias para diminuir ao máximo a insegurança.

E consequentemente, ter mais assertividade frente à decisões importantes para o futuro do negócio.

Sendo assim, resolvemos escrever esse artigo falando um pouco sobre as aplicações e vantagens que uma Pesquisa de Mercado podem trazer para sua empresa.

E mais, trouxemos também algumas dicas e informações que ilustram como funciona o processo por trás de uma Pesquisa de Mercado.

Pesquisa de Mercado

Quais são as aplicações mais comuns para uma Pesquisa de Mercado?

Empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de diversas áreas.

Esses estão, na maioria das vezes, entre os mais interessados na Pesquisa de Mercado.

E para eles, a pesquisa possui diversas aplicações. Entre elas:

  • descobrir a percepção de um público sobre uma marca ou negócio
  • descobrir a existência ou não de demanda por um novo produto
  • levantar dados sobre os comportamentos e características de seu público alvo de maneira mais detalhada e certeira
  • explorar novos nichos de mercado
  • desenvolver processos e estratégias mais certeiras em relação à concorrência

Assim, a importância de uma pesquisa de mercado continua extremamente relevante, independente do segmento ou nicho de uma organização específica.

Algumas das vantagens de se ter uma Pesquisa de Mercado

Tendo em mente tais aplicações, podemos ressaltar as principais vantagens que englobam todos os tipos de pesquisa de mercado.

Com ela, as empresas conseguem:

  1. Desenhar estratégias mais assertivas e relevantes para seu público
  2. Criar um sentimento de autoridade e compromisso com o cliente
  3. Desenvolver a capacidade de acompanhar novas tendências e surfar em novas ondas sem maiores problemas
  4. Obter dados mais claros que facilitem a geração de leads
  5. Ter uma visão mais ampla e rica da concorrência

Momento ideal para realizar uma Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado, como ilustrado na introdução deste artigo, pode ser considerada uma ferramenta que aumenta a assertividade de decisões tomadas na empresa.

Sendo assim, ela funciona tanto para diminuir dúvidas como para aumentar alternativas.

Ou seja, o momento ideal para se fazer uma pesquisa de mercado pode se resumir à momentos importantes que exijam decisões importantes.

Caso feita antes de uma decisão, a pesquisa de mercado pode ajudar na assertividade do planejamento.

Caso feita durante uma decisão, a pesquisa pode ajudar o acompanhamento de métricas e direcionar possíveis ajustes importantes.

Caso feita depois de uma decisão, pode ser feitas para uma análise de erros e possíveis soluções/melhorias.

Como funciona o processo por trás de uma Pesquisa de Mercado

Existem diversas metodologias para se criar tal pesquisa, isso é fato.

Porém todas elas costumam seguir princípios semelhantes e extremamente essenciais.

Etapa de Planejamento

É nesta etapa que todo o planejamento é realizado.

Tal planejamento consiste na definição dos possíveis temas e objetivos da pesquisa de mercado.

Além disso, são definidos itens essenciais para a pesquisa, como Cronograma, Estratégias de Divulgação, pessoas responsáveis e orçamento necessário.

Etapa das Informações-Chave

Já nesta fase, são definidas as principais informações que sustentam a pesquisa.

São elas:

  • a população de pessoas ou público que responderá a pesquisa
  • as hipóteses que serão provadas (ou não) pela pesquisa

Etapa de Desenvolvimento da Pesquisa de Mercado

Feito isso, é hora de botar a mão na massa e realmente criar a pesquisa.

Neste momento é comum a escolha das técnicas de coleta a serem usadas, além da criação, revisão e teste do formulário ou questionário.

Assim, a coleta de dados é feita da melhor maneira possível afim de garantir análises significativas para sua pesquisa.

Etapa de Divulgação e Distribuição

Depois disso a criação deve ser distribuída para o público esperado.

Aqui a estratégia de divulgação definida anteriormente é colocada em prática.

E o formulário é divulgado pelos meios escolhidos, como email e Facebook (por exemplo).

Etapa de Análise da Pesquisa de Mercado

Feita a distribuição, temos todas as as respostas em mãos e, portanto, devemos processar os dados recolhidos.

Para isso, removemos qualquer tipo de dado inválido ou inútil para o relatório final.

Com isso, organizamos os dados restantes e analisamos.

Por fim, toda a análise feita é passada para gráficos e relatórios, a fim de melhorar e tornar a apresentação dos resultados algo mais intuitivo e didático.

Etapa Final

Por fim, chegamos à etapa final.

Assim, as aplicações entram em cena e direcionam o uso de cada relatório.

Ou seja, para a Empresa X os relatórios finais são apresentados para os funcionários responsáveis por tomar algumas decisões.

Já a Empresa Y usa os relatórios finais como base para a criação de um novo conteúdo, e tais gráficos são divulgados para o público

Concluindo, a pesquisa segue e é usada da maneira mais eficiente, de acordo com as necessidades e expectativas da empresa ou organização em questão.

 

 

Felipe Moreira entrou em 2018 na empresa como consultor da Diretoria Comercial. Hoje em dia também atua como consultor na Coordenadoria de Marketing.

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