O que são Sistemas de Informação e sua Importância para empresas

O que são Sistemas de Informação e sua Importância para empresas

Sistemas de informação no seu dia-a-dia

Os SI (Sistemas de Informação) estão extremamente presentes no nosso dia-a-dia, por mais que muitas vezes nem sequer percebemos isso. Quer saber onde? Exemplos extremamente fáceis vem logo em mídias de entretenimento como Netflix, Spotify, ou em sites de e-commerce como Amazon, Netshoes e similares. Isso é, todas essas empresas de algum modo são ou utilizam de um sistema de informação para aumentar seu alcance, relação com cliente e análise de dados para melhorar a experiência final do consumidor.

Mas afinal, o que são Sistemas de Informação?

Um Sistema de Informação é um conjunto de processos inter-relacionados, sejam eles pessoas, softwares, hardwares, redes de comunicação e dados coletados, que ajudam na tomada de decisões, administração e metas de uma empresa. De modo geral, SI’s juntam processos tecnológicos, pessoas e informações para traçar e alcançar metas, sendo nesse processo extremamente importante a interação do lado social, que inclui, além das pessoas, documentos e dados, também, o lado automatizado, responsável por máquinas, redes e computadores.

Quando e por que se popularizaram?

Os SI’s tiveram seu grande BOOM em meados dos anos 80, onde a tecnologia começou a ser cada vez mais inserida no meio industrial e empresarial, sua principal utilização é na questão de análise de dados e automatização para um aumento considerável na vantagem competitiva.

Quais os principais tipos de SI’s dentro de uma empresa?

Sistema de Processamento de Transações (SPT)

O SPT é extremamente comum em grandes empresas, tem como principal função auxiliar os gerentes operacionais no monitoramento de transações e atividades organizacionais básicas. Sendo o mesmo responsável por registrar transações rotineiras necessárias para o funcionamento organizacional da instituição.

Esquema de SPT's

Esquema de SPT’s

Exemplos de utilização: Registro de pedidos de venda, registro de reservas de hotel, folha de pagamento, …

Responde perguntas como: Quantas peças há em estoque? O que aconteceu com o pagamento do Cliente X?

Sistema de Informação Gerencial (SIG)

O SIG, depende diretamente das informações e dados vindos do SPT. Esse tipo de sistema auxilia a gerência a monitorar e controlar a organização e, por fim mas não menos importante, prever o desempenho futuro. De modo geral proporcionam relatórios sobre o atual desempenho da organização e dados importantes para auxiliar na tomada de decisão.

 

Fluxo de processos de um SIG

Fluxo de processos de um SIG

Exemplos de utilização: Relatório semanal de vendas, relatório de vendas anuais por região, relatório mensal de gastos com horas-extras, …

Responde perguntas como: Qual o total de vendas no mês? Quais hotéis da rede tiveram as maiores taxas de ocupação no mês?

Sistema de Apoio à Decisão (SAD)

O SAD é um sistema que tem como objetivo resolver problemas ou tomar decisões não rotineiras. Costuma ser utilizado pela gerência da organização, focando em problemas únicos e de grande mutabilidade, principalmente aos quais não existe um procedimento padrão de resolução. Porém, o SAD sozinho não consegue ter sua eficiência total sem sua integração com as informações e dados vindos do SPT e do SIG, além de fontes externas de informações (valor corrente das ações, preços dos produtos de concorrentes, etc.), são utilizados modelos analíticos para se trabalhar com os dados, de modo geral focam em extrair informações úteis à tomada de decisão a partir de bancos gigantes de dados (Big Data).

Diagrama que representa um SAD e os elementos que o compõe

Diagrama que representa um SAD e os elementos que o compõe

Responde perguntas como: Qual será o impacto no cronograma de produção se dobrarmos as vendas em dezembro? O que acontecerá ao nosso retorno sobre investimento se o cronograma de determinada fábrica atrasar em seis meses?

 

Ou seja os SI ́s acabam se tornando basicamente um must have (obrigação), isso porque com o mercado cada dia mais competitivo, qualquer vantagem informacional, logística e relacional, ajuda muito a sua empresa se destacar e ganhar uma maior relevância e diferencial. O que por consequência gera um aumento em lucros, clientes e relevância de mercado.

Achou algumas dessas soluções interessantes? Entre em contato com nós da ICMC Jr. para tirar sua ideia do papel. Aproveite também os outros artigos do nosso blog para conhecer novidades e ficar por dentro do mundo da computação e estatística.

Autor: Gabriel Rosati

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Enter your keyword