Power BI: Entenda suas Funcionalidades

Power BI: Entenda suas funcionalidades

O Power BI é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft Corporation na qual é possível organizar e visualizar dados de diversas fontes, a fim de transformá-los em informações coerentes e interativas. Ele permite que você conecte facilmente suas fontes de dados (sejam elas planilhas do Excel, bancos de dados, serviços em nuvem, entre outros) e, depois, que você consiga compartilhá-la com sua organização.

Tal ferramenta tem-se tornado a predileta para profissionais de dados na área de BI (do inglês, Bussines Intelligence) e também para outros perfis de profissionais e empresas que necessitam construir diariamente relatórios e painéis, os famigerados dashboards.

Foi separado abaixo um exemplo de dashboard para uma melhor visualização: esse em específico mostra a “visão geral RH” de uma dada empresa. Nele pode-se notar o número de funcionários ativos, a quantidade de admissões e demissões mensais em forma de gráfico de barras interativos e, também, a porcentagem de funcionários por tipo de pagamento. Isso tudo sem falar dos filtros! São eles que permitem você filtrar de forma instantânea os dados do seu relatório e analisar especificamente o que deseja.

Isto tudo fica melhor ainda quando a própria Microsoft disponibiliza diversos modelos de dashboards pré-definidos! Vale a pena conferir, já que eles estão disponíveis (gratuitamente).

Mas, afinal, como funciona um Power BI?

Segue abaixo alguma das principais funcionalidades dele:

1.    Coleta de dados

O primeiro passo consiste em você conectar suas fontes de dados no Power BI, isto é, importe os dados diretamente ou estabeleça uma conexão ao vivo com as fontes de dados.

2.    Transformação de dados

Após a coleta dos dados, muitas das vezes é necessário preparar os dados antes da análise através transformações que podem consistir em limpar, filtrar, combinar e/ou transformar os dados com a ajuda de alguns recursos do Power BI.

3. Modelagem de dados

Aqui é onde você cria um modelo de dados que representa a estrutura e as relações entre as diferentes tabelas ou fontes de dados. Nessa etapa você pode definir as chaves primárias, determinar relacionamentos e criar medidas calculadas com embasamento nos seus dados.

4. Visualização de dados

Com o modelo de dados quase definido, você é capaz de criar visualizações interativas usando um dos recursos mais especiais do Power Bi: o “arrasta e solta”. Gráfico, tabelas, indicadores, mapas e diversos outros elementos visuais que podem ser criados estão disponíveis (assim como no painel abaixo) para representar seus dados de forma clara e eficaz.

5. Criação de relatórios e painéis

As criações de relatórios são compostas por várias visualizações de dados de forma organizada em páginas. Isso significa que você pode criar painéis para reunir múltiplos relatórios em uma única interface e monitorá-los em tempo real!

6. Compartilhamento e colaboração

Com os relatórios e painéis criados, chegou a hora de você compartilhá-los com outras pessoas da sua organização. Nesse caso, o Power BI oferece opções para compartilhamento seguro e colaborativo e é você quem define as permissões de acesso e que outros usuários interajam com os relatórios.

7. Atualização e monitoramento contínuo

Por fim, à medida que novos dados são adicionados às suas fontes, você pode atualizar seus relatórios e painéis para garantir que as informações estejam sempre atualizadas. Além do mais, você pode configurar alertas e notificações para monitorar mudanças relevantes nos dados.

Autora: Giovanna Silveira

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Enter your keyword