As Vantagens de Ter Um Plano de Marketing Bem Estruturado

As Vantagens de Um Plano de Marketing Bem Estruturado

O que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é, resumidamente, uma visão estratégica sobre como divulgar seu produto ou serviço. Além disso, o Plano de Marketing é também o principal responsável por definir o “rosto” da sua empresa, ou seja, passar a impressão inicial aos clientes. Com isso, uma empresa com um Plano de Marketing bem estruturado, consegue atingir mais clientes através da divulgação estratégica, além de garantir a identidade própria do negócio.

Embora todos entendam a importância do Plano de Marketing, muitos não o valorizam como deveriam. Um Plano de Marketing é essencial para a base da empresa, para se comunicar com os clientes, para nortear as metas e objetivos. Com isso em mente, separamos 5 vantagens que acreditamos ser consequência de um Plano de Marketing bem estruturado, para assim demonstrar e se aprofundar na importância deste planejamento essencial para os dias de hoje.

1. Fidelização de clientes

O Plano de Marketing visa uma atuação estratégica da sua empresa em diversos fatores, e não poderia ficar de fora um dos principais: a relação com os clientes.

Todos nós sabemos a situação do mercado atual, principalmente levando em consideração o mundo globalizado. É muito fácil perder um cliente para a concorrência, por menor que seja o fator. Muitas vezes, uma pequena oferta em um fim de semana, um post engajador no Instagram ou até mesmo uma resposta rápida e dedicada pode converter este cliente.

O Plano de Marketing se atenta a esses fatores, e estrategicamente planejam o que fazer para que estes clientes voltem a comprar com vocês.

Para isso, é determinante o bom trato na primeira relação cliente-empresa, garantindo assim a boa experiência do usuário. Mas não só de fatores passados se vive essa experiência, o cliente necessita o tempo todo de atenção e cuidado, mesmo tempos após a finalização da compra.

Uma resposta ágil nas redes sociais por exemplo, mostrará ao cliente que você está engajado e ativo no trabalho e terá disposição para responder a ele futuras dúvidas, além de demonstrar uma relação afetuosa de carinho e conforto.

Outros fatores também são explorados, como brindes ao comprar produtos e cartões fidelidade, os quais são determinantes para o retorno do cliente.

Através de estratégias como estas, o Plano de Marketing garante uma maior fidelização de clientes, que além de estar sempre retornando, recomendará seu serviço/produto a amigos e conhecidos, ampliando ainda mais seu negócio.

Casal de idosos em um restaurante

Casal em um restaurante

2. Maior compreensão interna

Com certeza você já se viu perdido em meio a tantas informações, principalmente ao se tratar de divulgação e comercialização. O Plano de Marketing também soluciona essas dores e entrega uma maior compreensão destes processos.

Obter inicialmente todos os dados de preços e produtos ajuda a organização e permite uma maior visualização dos dados, para que assim consiga realizar cardápios e vitrines de seus produtos, com o preço adequado.

A comercialização também não é deixada de lado, sendo inicialmente analisada e oferecida possíveis ações, sempre baseadas nas novidades e concorrências. Tal análise de comercialização que o Plano de Marketing entrega é essencial para a compreensão do modo de envio do produto, observando viabilidades e oportunidades.

Além disso, também é realizado um “mapeamento” de características chaves do seu Plano de Marketing, através da famosa ferramenta 4P. Essa ferramenta permite uma análise separada em 4 tópicos, sendo eles Produto, Praça, Preço e Promoção. Podemos dizer que estes são os 4 pilares de um Plano de Marketing bem estruturado, e com certeza sua visualização através de um modelo gráfico facilita não apenas na compreensão, mas na futura definição de premissas e estratégias.

 

3. Profissionalização das redes sociais

O terceiro tópico a ser trabalhado é a profissionalização das redes sociais, as quais estão atreladas a um plano de marketing bem estruturado. Isso se deve ao fato de, atualmente, plataformas como Instagram possuírem diversas ferramentas internas que permitem tornar a conta totalmente profissional, realizando propagandas nos Stories, criando catálogos em seu perfil, utilizando o botão “arraste para cima” e etc…

Além disso, a utilização do Linkedin para gerar conteúdos também é algo que torna sua empresa mais profissional e que pode atrair possíveis investidores!

4. Melhoria no atendimento

O penúltimo tópico que é tratado quando falamos de um plano de marketing bem estruturado é ter um atendimento totalmente automatizado e personalizado com a cara da sua empresa. Mas como isso pode ser possível?

Na realidade é bem simples e é uma ferramenta que diversas empresas dos mais variados ramos estão utilizando, que é o Whatsapp Business. Essa ferramenta funciona como um Whatsapp normal, porém serve para que empresas possam responder os seus clientes de uma maneira totalmente rápida e eficaz!

Sabe quando você manda uma mensagem para alguma loja e instantaneamente aparece uma mensagem do estabelecimento agradecendo pelo chamado? Aí que está o Whatsapp Business. Ele atua nesse processo de tornar sua loja automatizada no nicho de atendimento ao cliente

Além disso, com ele também é possível montar catálogos de seus produtos a fim de poder vende-los por lá, evidenciando que é uma ferramenta muito versátil ao permitir tanto atender o cliente de uma maneira mais prática quanto comercializar seus produtos e serviços nela!

5. Estratégias promocionais bem definidas

E por fim, o último ponto de um plano de marketing bem definido é ter as suas estratégias promocionais bem consolidadas, isto é, saber realizar promoções e outras estratégias a fim de aumentar o número de vendas, atrair novos clientes e fidelizá-los.

Já citado no parágrafo acima, um dos benefícios de se ter uma estratégia promocional bem definida é conseguir atrair novos clientes para o seu negócio. E isso ocorre na medida que uma promoção do tipo sorteio em redes sociais geralmente desperta a curiosidade nas pessoas e faz com que muitas delas, que não conheciam a loja, passem a conhecer.

Além disso, a fidelização de clientes é algo perceptível quando são realizadas algumas ações de marketing que atinjam a  sua persona, como cartões fidelidade, desconto em segundas compras e outras promoções que despertem o interesse do seu cliente e o faça querer voltar na loja

E por fim há o aumento no número de vendas que está atrelado a esses dois itens citados anteriormente, visto que, ao atrair novos clientes e fidelizá-los automaticamente seu empreendimento está aumentando o número de vendas!

Por isso, ter estratégias promocionais bem definidas é algo importantíssimo para o crescimento de sua empresa.

 

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Artigo cedido em parceria com a EJEM. Visite o site deles clicando aqui!

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