Inovação Tecnológica: Lições que qualquer gestor pode aprender com a Copa do Mundo na Rússia

Primeiramente, qualquer empresa ou negócio que se preze está imerso em um mercado cada vez mais direcionado pela inovação tecnológica.

E eventos recentes como a Copa do Mundo de 2018 na Rússia nos mostram exemplos de que isso esta inovação está cada vez mais presente.

Sendo assim, separamos aqui algumas lições ensinadas pela Copa do Mundo sobre inovação e a importância da tecnologia para ambientes empresariais.

 

Contexto: Uma nova Copa do Mundo

Recentemente, a Copa do Mundo 2018 na Rússia entrou pra história.

O evento foi a primeira Copa do Mundo de todos os tempos à apostar de vez na inovação tecnológica.

Foi o primeiro evento competitivo em escala global que usou a tecnologia VAR (video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo).

Um dos jogos-símbolos dessa tecnologia foi a disputa entre França e Austrália durante a primeira fase da competição.

Tal jogo contou com o primeiro pênalti marcado em Copas do Mundo com a ajuda do VAR.

E podemos aprender lições extremamente valiosas a partir dessa ocasião.

 

Olhe em sua volta

Não é somente o presente que nos mostra exemplos de mudanças disruptivas como essa apresentada pela Copa do Mundo.

Durante a década de 90, a empresa Kodak, pioneira no mercado de câmeras e fotografia, vivia o seu ápice.

Resultados impressionantes, lucros altíssimos e um domínio total do seu mercado.

Mais tarde, com a chegada da era digital, a empresa Kodak encontrou extrema dificuldade e resistência em aceitar a vinda da inovação tecnológica.

Perdeu espaço para gigantes como Samsung, Nokia, Apple, entre outras.

E anos mais tarde, mais precisamente em Janeiro de 2012, a empresa declarou falência.

Além disso, exemplos e mais exemplos de inovação tecnológica surgem a cada dia, entre eles:

EAD (ensino à distância)

O mundo da educação vem sofrendo mudanças significativas no modo de aprender e empresas podem acompanhá-las, investindo em treinamentos mais eficientes.

Uber

A dinâmica de transportes e a economia de redes como Táxi vem sendo extremamente modificada, e empresas podem tirar um bom proveito dessas novas praticidades.

Airbnb

O modo como pessoas se acomodavam em viagens está mudando radicalmente, e empresas que exigem deslocamentos constantes podem ver muitos benefícios nesse novo cenário.

Spotify

O mercado da música se tornou muito mais democrático e eliminou grande parte dos intermediários responsáveis pela distribuição de faixas e singles.

Netflix

O fenômeno de streaming alterou completamente o mercado de entretenimento ao acabar com a demanda por lojas físicas de filmes, ou locadores de DVD.

“Gamefication”

Este novo conceito, relacionado com a motivação e engajamento de equipes, está sendo usado como base para diversos aplicativos e sistemas dentro de empresas e organizações.

Marketing Digital

Aqui, a nova forma de fazer marketing possui como maior diferencial em relação ao Marketing Tradicional o uso de métricas, que permitem um acompanhamento muito mais detalhado de processos e resultados.

 

Exemplos de possíveis aplicações

Dessa forma, separamos algumas possíveis aplicações.

Assim, você pode incorporar essa inovação no dia a dia de sua empresa através de pequenas ações:

  • Automatizar a revisão de processos
  • Otimizar o levantamento de aspectos e impactos através de relatórios mais eficientes
  • Oferecer um suporte ao cliente rápido, eficiente e automático
  • Otimizar as planilhas mais usadas pela sua empresa
  • Tornar os processos do time de marketing automáticos (como email marketing e gestão de redes sociais)

 

Lições ensinadas pela Copa do Mundo

“O que te trouxe aqui não te levará até lá” – Marshal Goldsmith

Portanto,  a Copa de 2018 nos mostrou que é essencial acompanhar o ritmo de transformações da tecnologia.

E estar inserido nessa inovação tecnológica pode ser o diferencial do sucesso de uma empresa.

Assim, é essencial que saibamos aprender a sair do tradicional.

E além disso, é muito importante que os negócios de hoje em dia se tornem especialistas em explorar o novo.

inovação tecnológica

Felipe Moreira entrou em 2018 na empresa como consultor da Diretoria Comercial. Hoje em dia também atua como consultor na Coordenadoria de Marketing.

    ESCREVER UM COMENTÁRIO

    Enter your keyword