O que a BlackBerry tem a ver com os gastos da sua empresa

Os gastos da sua empresa

Pareceria até brincadeira se alguém te parasse na rua hoje e te dissesse que comprou o novo BlackBerry. E não se engane, a marca realmente continua lançando modelos novos até hoje. Mas fato é que sua relevância para o mercado infelizmente não acompanha mais seus números de anos passados. E por incrível que pareça, isso pode estar diretamente relacionado com os gastos da sua empresa.

Se voltássemos para 2005, seria comum ver a Blackberry crescendo, apresentando números incríveis e um futuro muito promissor. E realmente, ela teve uma importância extremamente grande no seu mercado.

Porém atualmente, mais alternativas surgem constantemente nos noticiários.

Mas afinal, o que isso tem a ver com os gastos da sua empresa?

Até parece brincadeira, mas a história da BlackBerry pode ser um reflexo de grande parte dos gastos da sua empresa.

E da mesma maneira, eles podem estar com os dias contados caso não sejam substituídos por melhores alternativas.

Por mais que seja muito comum ver uma onda de empresas crescendo e se modernizando, a grande maioria do mercado encontra dificuldades para sair da estagnação.

E semelhante à história da BlackBerry, boa parte dos gastos atuais de sua empresa em processos e atividades podem estar ultrapassados, mesmo que um dia eles fizessem sentido para seu crescimento organizacional.

Quando esses gastos surgem?

Esses gastos podem surgir a qualquer momento em sua empresa, tanto em momentos bons quanto em momentos ruins.

Estar em um bom momento pode ser algo bastante delicado e portanto exige muita atenção.

Bons resultados, números altos e um cenário pouco desafiador podem motivar toda a equipe a diminuir o ritmo, estagnar e manter esse bom cenário. E com isso, poucas medidas são tomadas para aumentar a produtividade e a otimização de processos, melhorar o funcionamento e a entrega da empresa como um todo.

E isso, somado a um mercado que cresce constantemente, pode ser um sinal de que o futuro de sua empresa não conseguirá acompanhar a concorrência, encontrando assim obstáculos ainda maiores e mais desafiadores.

Por outro lado, momentos ruins podem gerar muito medo e exigir muitas ações da sua equipe E por conta disso, a chance de escolhas pouco eficientes e relevantes para sua empresa serem feitas é muito grande.

E com essas escolhas, gastos desnecessários podem surgir e piorar ainda mais o cenário atual, impedindo a sua empresa de sair desse momento.

Que tipos de gastos são desnecessários?

Gastos com processos manuais

Grande parte das empresas ainda costumam evitar investimentos em processos mais rápidos e eficientes. Abaixo, alguns exemplos de gastos com processos manuais que podem acontecer com sua empresa:

  • Registros de clientes de maneira manual
  • Registro de estoque de maneira manual
  • Geração de documentos de maneira não automática
  • Comunicação interna não segmentada
  • Análises de desempenho lentas e manuais

Tempo desperdiçado

Ao mesmo tempo, não escolher as melhores e mais eficientes alternativas para o crescimento da sua empresa pode gerar uma estagnação extremamente prejudicial para a saúde do negócio.
Confira alguns exemplos de tempo desperdiçado que podem atrapalhar sua empresa:

  • Contato e relacionamento com clientes não otimizado
  • Entrega de produtos ou serviços online feita de maneira manual
  • Armazenamento de arquivos, informações e processos não efetivos
  • Busca de novos clientes de maneira não automática
  • Contato com parceiros de maneira manual

Gastos com opções tradicionais e recorrentes

E por fim, é extremamente atrativo e aparentemente seguro optar por opções e soluções tradicionais, já usadas uma vez ou já testada anos atrás. Porém isso pode facilitar o trabalho da sua concorrência, além de dificultar a capacidade da sua empresa em acompanhar o mercado.
Veja alguns exemplos de gastos com opções tradicionais que podem fazer parte do dia a dia de sua empresa:

  • Usar programas nativos do seu computador para processos da sua empresa
  • Comprar sistemas padrões e não personalizados para os processos de sua empresa
  • Usar ferramentas bastante famosas na história da sua empresa por anos
  • Usar os mecanismos não personalizados para buscar de maneira manual informações importantes para sua empresa
  • Buscar dados da mesma fonte de pesquisa por anos e de maneira não personalizada

Como acabar com seus gastos desnecessários?

Invista em processos mais otimizados

Tornar os processos internos de sua empresa mais eficazes e dinâmicos pode ser uma alternativa extremamente benéfica, pois isso irá aumentar a produtividade de toda sua equipe, motivar ainda mais a geração de resultados, além de colocar sua empresa novamente no radar. Opções como Sistemas Personalizados criados de acordo com suas necessidades podem ser seu melhor amigo nesse momento, justamente por impactar positivamente sua organização gerando todas as mudanças acima citadas.

Invista em inovação

Sair do tradicional pode ser fator determinante para o posicionamento da sua empresa como uma entidade com autoridade e visibilidade dentro do seu nicho. E isso pode ser feito através de diversas opções, como por exemplo investimentos em plataformas próprias (aplicativos e sites) além de uma forte estratégia de nutrição e manutenção das mesmas.

Analise com atenção todos os processos da sua empresa

Por fim, avaliar o funcionamento atual da sua empresa e medir a eficiência e relevância de todos os processo pode parecer algo redundante e simples, porém é de extrema importância se executada com atenção e profissionalismo. Processos que talvez nem se mostrem como ultrapassados podem estar causando um estrago enorme na saúde da sua empresa, e é seu papel identificá-los e substituí-los, ou até mesmo excluí-los do dia a dia da empresa se necessário.

Conclusão

Olhando rapidamente a história da BlackBerry, dificilmente relacionamos ela ao dia a dia de uma empresa. Porém se analisada com mais calma, esta história está diretamente relacionada aos gastos ultrapassados de sua empresa, pois a cada dia melhores opções surgem.

E identificá-los a fim de melhorá-los é extremamente importante para que o impacto de sua organização seja realmente relevante para o mercado em sua volta.

 

Felipe Moreira entrou em 2018 na empresa como consultor da Diretoria Comercial. Hoje em dia também atua como consultor na Coordenadoria de Marketing.

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