Design Gráfico na Identidade Visual Empresarial

Design Gráfico na Identidade Visual Empresarial

No mundo atual, em que a estética e a primeira impressão são tão importantes, algumas empresas conseguiram consolidar sua marca de maneira brilhante por meio de seu logotipo, paleta de cores, anúncios, banners, etc. Companhias como McDonalds, com seu tradicional arco amarelo que é facilmente reconhecido mundialmente, e Coca Cola, com sua fonte de escrita chamativa e uma paleta de cores vibrantes são exemplos de como o design gráfico tem o potencial de impactar positivamente uma empresa. Mas afinal, o quão importante é essa área tão visada por companhias de sucesso e como você pode utilizar de um forte design gráfico para potencializar sua empresa? É isso que você entenderá aqui.

O que é Design Gráfico?

Design Gráfico é a área responsável pelo desenvolvimento de elementos visuais de uma instituição ou meio de comunicação. Ela envolve a criação de logotipos, que é a principal representação visual de uma organização, a definição de uma paleta de cores, a estética visual de um site ou blog, criação de banners, panfletos e anúncios, etc; tudo visando a consolidação de uma marca forte que atraia clientes e visibilidade. Atualmente, existem inclusive faculdades de Design Gráfico, em que o profissional formado se torna apto para trabalhar e desenvolver todos os elementos citados anteriormente.

Qual a importância do Design Gráfico?

Como já dito, o design gráfico é de suma importância para a criação de uma marca única, que está relacionada à identidade visual de uma empresa. Isso é, o conjunto de elementos gráficos que buscam comunicar ao público conceitos chave de uma instituição, como visão, missão, valores, produtos e serviços. Por exemplo, uma empresa que venda pranchas de surf terá uma identidade visual mais voltada à natureza e juventude, possivelmente utilizando um logotipo mais moderno e um site cuja interface seja mais “descolada”. Outro exemplo, uma empresa que venda ternos e trajes masculinos terá uma identidade visual sofisticada e que comunique valores como maturidade e responsabilidade. Em ambos os casos, foi utilizado o design gráfico, alinhado à um conhecimento prévio do público-alvo e mercado da empresa, para criar a identidade visual que será a mais adequada possível para a situação. Esse é, portanto, o papel do design gráfico em uma empresa, desenvolver uma boa identidade visual. Sem isso, por melhor que seja o produto ou serviço, a empresa terá uma grande dificuldade em captar clientes, atenção e marketing.

Conclusão

Logo, se você quer que sua empresa cresça e atraia clientes e visibilidade, utilize o design gráfico como um aliado importante para o construção da identidade visual de sua companhia, pois isso permitirá que seus clientes saibam o porquê eles deveriam comprar seus produtos e utilizar seus serviços ao invés da concorrência.

Referências

Autor: Pedro Lucas Figueiredo

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Enter your keyword