Se você já se aventurou no mundo da programação, principalmente quando se trata de programação Web, é muito provável que tenha se deparado ou ao menos ouvido falar sobre Reactjs. Mas enfim, o que é React e por que ele é tão importante assim?
O que é React.js?
Atualmente mantido pelo Meta (Facebook), Reactjs é uma das principais bibliotecas da linguagem de programação Javascript, que é amplamente utilizada no contexto de desenvolvimento web. Essa biblioteca auxilia o desenvolvimento na parte do front-end, que seria a parte visual e interativa de uma aplicação web, cuidando da disposição de elementos, estilização e o que o usuário pode ou não ter acesso.
Mas quais são as vantagens de usar Reactjs? Se você já tentou criar uma aplicação web, sabe que podemos separar uma aplicação comum em 3 tecnologias:
- HTML, que é a linguagem de marcação utilizada para inserir os elementos na tela;
- CSS, que também é uma linguagem de marcação utilizada para styling, disposição customizada e responsividade da parte visual;
- Javascript, que é uma linguagem de programação interpretada pelo navegador e responsável por adicionar interatividade no site, assim como cuidar de funções mais complexas como algoritmos, comunicação com banco de dados, etc;
Logo, dominando estas 3 tecnologias, é possível criar uma aplicação web viável e interativa. No entanto, quando falamos de aplicações de grande porte e refatoramento de código, criar uma aplicação na mão do zero da forma tradicional pode escalar muito rapidamente, gerando dor de cabeça e deixando o fluxo de trabalho ineficiente. E é exatamente para atacar esta necessidade que o Reactjs foi criado.
Reactjs e seus componentes reutilizáveis
Primeiramente, ao programar em Reactjs, nós não temos a necessidade de escrever nenhuma estrutura em HTML diretamente, uma vez que todos os componentes são escritos em Javascript. Caso haja interesse do leitor, consultar a referência [1] para entender exatamente como o Reactjs transforma um componente de Javascript em uma estrutura HTML.
Mas calma, o que são componentes? Componentes são peças individuais de códigos que são escritas pelo desenvolvedor. Desse modo, para renderizar alguma coisa na tela, basta escrever o componente e chamá-lo dentro do código, como se fosse uma função que solicita a renderização deste componente nesta posição da estrutura do site. A vantagem disso é a flexibilidade que o Reactjs oferece em relação aos seus componentes. Além de poder reutilizá-los, fazendo com que seja preciso defini-los somente uma vez, podemos trabalhar em conjunto com estruturas de repetição, condição, parâmetros, retornos e muito mais. Em Reactjs, tudo pode ser escrito como um componente reutilizável, permitindo que a interface escale de forma sustentável e organizada, pois evita uma quantidade considerável de retrabalho e código redundante.
Conclusão
Concluímos então que, para um programador que deseja se aventurar no mundo do desenvolvimento Web, aprender Reactjs é praticamente um must-do após garantir um conhecimento sólido em HTML, CSS e principalmente Javascript. Desenvolver uma aplicação com uma nova tecnologia como o Reactjs nos obriga a pensar de uma forma diferente do usual, pensando nas especificidades de cada linguagem ou biblioteca e, para entusiastas do mundo da computação, aprender coisas novas é sempre necessário.
Fica claro que não é possível abordar todas as vantagens que o Reactjs oferece em um artigo introdutório como este. No entanto, caso seja de interesse do leitor, é possível se aprofundar em tutoriais, modo de funcionamento, aplicações reais e muitos outros tópicos da biblioteca mencionada em sites, canais no Youtube e até mesmo na documentação do site oficial do Reactjs.
Referências
[1] https://react.dev/
[2] https://blog.hubspot.com/website/react-js
[3] https://www.totvs.com/blog/developers/o-que-e-css/
[4] https://medium.com/javarevisited/10-of-the-most-popular-javascript-frameworks-libraries-for-web-development-in-2019-a2c8cea68094
Autor: José Carlos Andrade do Nascimento