O site institucional
Com um aumento significativo de pessoas com acesso à internet, fica cada vez mais evidente a relevância de se construir uma boa imagem online.
Uma das formas no qual consolida-se tal imagem é a partir de um site. Ele, por sua vez, é um representante de sua instituição no meio digital, e, portanto, deve contemplar todas as informações a seu respeito (história, contato, produtos e serviços). Denotaremos esse tipo de site como site institucional daqui em diante.
O texto a seguir apontará elementos desse tipo de site, e servirá de apoio para compreender melhor como implementá-los em sua própria página digital.
Página inicial
A página inicial, ou landing page, é a porta de entrada do seu site. Ou seja, ela construirá a primeira impressão do usuário a seu respeito. Portanto, alguns aspectos devem ser levados em conta nessa área, dentre eles, a velocidade de carregamento, a facilidade de navegação, a clareza dos elementos e sua estética como um todo.
É essencial que a navegação atenda a intenção do usuário ao entrar no site. Por exemplo, uma operadora de celular pode imaginar que um usuário esteja buscando por um novo plano. Assim, é evidente que na página inicial uma boa ideia seria colocar um botão que direcione o cliente para um catálogo de planos. Outra possibilidade é que um usuário esteja buscando por suporte técnico. Por isso, a área de suporte técnico também deve estar presente na página inicial.
A partir de uma análise das principais preocupações do cliente ao entrar no seu site, é possível compreender quais itens são essenciais para sua landing page.
Quem somos
Essa página de seu site deve conter a história, as conquistas, os valores, a visão e a missão de sua empresa.
A internet, por se tratar de um meio complexo, é um ambiente delicado quando relacionado a segurança. Por isso, essa seção tem como intuito agregar confiabilidade no seu produto ou serviço a partir da amostra de seus trabalhos anteriores. Além disso, uma boa descrição pode ser um diferencial em relação ao concorrente.
Produtos e serviços
Essa página deve ser um catálogo de seus produtos e/ou serviços.
Nesse espaço o usuário deve encontrar o produto e o serviço com facilidade, portanto, a navegação deve ser simples e direcionada com esse intuito. Além disso, devem estar bem descritas todas as informações que possam interessar o comprador (preço, marca, avaliação de outros compradores)
Blog
Nessa página podem ser adicionados diversos tipos de textos com temas relacionados com sua empresa. Eles podem ser úteis para gerar uma aproximação entre a marca e o consumidor
Essa área é opcional para alguns sites. No entanto, recomenda-se a sua utilização para impulsionar o alcance de seu site, e consequentemente, o aumento de visualizações.
Contato
Nesse espaço o usuário pode realizar reclamações, tirar dúvidas ou fazer um orçamento. Deve conter um número de telefone para ligação e um outro para envio de mensagens, algum endereço para contato pessoal e um e-mail.
Outra possibilidade é a divulgação de Facebook, Instagram e Youtube da empresa
Implementando em seu site
A criação de um bom website exige um conhecimento técnico, no entanto, existem algumas plataformas como o WordPress que pode auxiliar nesses aspectos. Para iniciar a criação do site, busque, junto de sua equipe, montar textos coerentes com a proposta de cada página. Além disso, monte um planejamento de controle, que avalie o desempenho quanto a velocidade, número de acesso e tempo de retenção de usuários ao site.
Gostou?
A ICMC.Jr te ajuda a criar seu site.