Concepção e Prototipagem

Concepção e Prototipagem

O que é o Projeto de Concepção e Prototipagem?

A Concepção e Prototipagem é um projeto comumente executado antes do projeto de desenvolvimento. Seu objetivo é explorar as possibilidades de uma ideia e encontrar o produto que melhor agrada tanto o usuário quanto o cliente. Dessa forma, o projeto se baseia em entregáveis que auxiliarão a execução do desenvolvimento.

Quais as etapas?

A concepção na maior parte dos casos é dividida em 5 etapas, cada uma com suas sub-etapas, objetivos e importância.

1. Imersão

Seu principal objetivo é entender o contexto do problema. Ela começa com a elaboração da matriz CSD, para reunir e classificar as informações existentes. Em seguida é desenvolvido um diagrama de ishikawa, para identificar quais as causas e problemas que o produto vai resolver. E por último, a criação de um fluxograma de processos, para mapear as funções do produto. 

Exemplo de Matriz CSD

Exemplo de Matriz CSD

 

Exemplo de Diagrama de Ishikawa

Exemplo de Diagrama de Ishikawa

2. Pesquisa

Seu principal objetivo é entender o público alvo e os possíveis concorrentes do produto. Ela se inicia com a definição de qual é o público alvo e, a partir dele, a criação de algumas personas para representarem os usuários e seus interesses.

3. Ideação

É o momento em que as ideias e pesquisas das etapas anteriores começam a tomar a forma de um produto. Sua primeira etapa é o diagrama de casos de uso, ele serve para mapear, a partir do ponto de vista dos usuários, as funcionalidades e possibilidades que serão desenvolvidas. Depois disso será feito o documento de requisitos, que define quais os processos que farão parte do processo de desenvolvimento. E com essas informações, é realizada uma previsão de orçamento do projeto final.

Exemplo de Diagrama de Casos de Uso

Exemplo de Diagrama de Casos de Uso

4. Prototipagem

Após a definição dos requisitos e das funcionalidades, é iniciada a etapa de prototipagem, que tem como objetivo desenhar a interface do produto. Nessa etapa, é desenvolvido o protótipo de baixa fidelidade e são realizadas pesquisas e testes com usuários, encontrando pontos positivos e negativos. Então, com base nesses dados obtidos, o protótipo de alta fidelidade é desenvolvido e, a partir dele, o diagrama final de casos de uso.

Exemplo de Prototipo na plataforma Figma

Exemplo de Prototipo na plataforma Figma

5. Documentação Técnica

É a etapa que define o escopo do projeto a partir do diagrama final e do protótipo de alta fidelidade. Inicialmente são analisadas as possíveis Stack’s e é gerado um relatório de tecnologias com o conjunto ideal para o desenvolvimento. Depois disso, caso exista um banco de dados, já se constrói o diagrama de entidade relacionamento do banco de dados.

Mas por que executar o Projeto de Concepção e Prototipagem?

Ao final dessas etapas o projeto está finalizado, mas qual o valor agregado que ele possui?

Em algumas etapas do desenvolvimento foram gerados diferentes entregáveis que são fundamentais para a codificação de qualquer projeto de computação. Por exemplo, o documento de requisitos, o protótipo de alta fidelidade e o diagrama de entidade relacionamento.

Além de fundamentais para o desenvolvimento, os entregáveis garantem o alinhamento entre o cliente e a versão final desenvolvida do produto. Dessa forma, é possível visualizar como a ideia será na prática, antes de sua codificação e do desenvolvimento do projeto final.

 

Curtiu o conteúdo do artigo? Não esqueça de compartilhar para que possamos continuar trazendo conteúdo de qualidade para você 🙂

Tem alguma ideia e quer colocar em prática? Entre em contato conosco clicando aqui! Não esqueça também de visitar nossa página de Computação e ver nossos outros serviços.

 

Autor: Ciro Grossi Falsarella

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Enter your keyword