Você com certeza já utilizou alguma mídia social, serviço de streaming ou leu algum eBook, e o que essas funcionalidades têm em comum? São todas chamadas produtos digitais. Na configuração atual do cenário comercial, é seguro afirmar que a virtualização de vendas mudou completamente a vida de vendedores e clientes. De maneira que tornou mais simples o processo de procura de produtos com preços melhores e que atendessem às necessidades dos clientes. Com o passar do tempo, houve um aumento significativo na disponibilidade de tecnologias e plataformas digitais que impactam fortemente nosso cotidiano, como dispositivos móveis, aplicativos e serviços em nuvem. Essas inovações impulsionaram ainda mais o surgimento dos chamados produtos virtuais, sendo exemplos desses, aplicativos móveis, jogos on-line, cursos on-line, música digital, software como serviço (SaaS) e muito mais. Um produto digital é qualquer produto que seja comercializado e tenha sua utilidade dentro do ambiente virtual. Esses possuem alta procura pois seus segmentos podem ser variados, abrangendo diferentes setores e públicos. Basta que o produto seja de qualidade, relevante e bem divulgado para que haja procura. Sendo esse um serviço especializado, como você imagina que seja feito um produto digital?
Principais etapas de produção de um produto digital
- Definição da Ideia: nessa etapa a ideia é concebida, surgindo a partir da análise das necessidades do mercado e de possíveis usuários. A ideia deve ser bem clara com relação ao tema do projeto.
- Pesquisa e Análise: são realizadas pesquisas sobre a necessidade do produto no mercado, de sua concorrência, definição de público alvo e a coleta de feedback de possíveis usuários.
- Planejamento e Estratégia: nessa é criado um plano para guiar o desenvolvimento do produto, definindo metas, escopos, plano de marketing, cronograma, recursos disponíveis e distribuição de tarefas.
- Design e Prototipagem: envolve a criação de interface de usuário e experiência do usuário. São criados wireframes, protótipos interativos e designs visuais para testar a aparência e usabilidade do produto.
- Desenvolvimento e Implementação: o design é transformado em produto funcional. Os componentes de implementação do projeto (linguagens de programação, frameworks e tecnologias apropriadas) são unidos para torná-lo utilizável. Sendo importante nesse momento realizar testes para garantir a qualidade.
- Testes e Feedbacks: aqui são realizados intensivos testes para prevenir erros e possíveis bugs dentro do produto. É importante coletar também o feedback dos usuários.
- Lançamento e Iteração: após as etapas anteriores o produto está pronto para ser lançado. É feita a disponibilização da compra, sendo importante monitorar o desempenho, coletando feedback dos usuários e realizando iterações para aprimorar o produto com base nesses insights.
- Suporte e Manutenção: é essencial fornecer suporte contínuo aos usuários e realizar manutenções periódicas para corrigir problemas e implementar atualizações e melhorias. Isso inclui a resolução de bugs, a implementação de recursos adicionais e a adaptação do produto às mudanças tecnológicas e às necessidades dos usuários ao longo do tempo.
Armazenamento em nuvem, armazenamento dinâmico e que se encaixe de acordo com suas necessidades
Esse é baseado em tecnologia da informação e oferecido como um serviço online. Os usuários podem acessá-lo através de dispositivos conectados à Internet, como computadores, smartphones e tablets, permitindo que acessem, editem e compartilhem seus arquivos de qualquer lugar e a qualquer momento.
Os provedores desse desenvolvem e mantêm a infraestrutura necessária para armazenar os dados dos usuários de forma segura e confiável. Oferecendo recursos como criptografia de dados, backups automáticos, compartilhamento de arquivos, colaboração em tempo real e sincronização entre dispositivos.
Como um produto digital, o armazenamento em nuvem é continuamente atualizado e aprimorado pelos provedores, com o objetivo de melhorar a usabilidade, a segurança e a eficiência do serviço. Os usuários podem pagar pelo armazenamento com base na quantidade de espaço utilizado ou em um modelo de assinatura, dependendo das políticas do provedor.
Autora: Marina Figueiredo