Nosso diferencial
Todos os dias empresários juniores vivem a experiência de protagonismo que estar em uma empresa júnior proporciona. Essa experiência ajuda a formar profissionais muito mais capacitados, comprometidos e visionários, sempre dispostos a contribuir com a evolução do nosso país. Mas, você pode pensar que qualquer trabalho no mercado convencional poderia proporcionar isso. Entretanto, o que nos torna privilegiados de viver e se desenvolver cada vez mais é o impacto do movimento empresa júnior nas várias empresas juniores de todo Brasil.
Décadas de metas e inovação
O Movimento Empresa Júnior nasceu na França, mas no Brasil, o MEJ (abreviatura de Movimento Empresa Júnior) nasceu em 1988 com a Empresa Júnior FGV, sendo hoje o país com mais empresas juniores do mundo. Para se tornar o que é hoje, foi necessário muito crescimento, consolidação e suporte. Esse suporte veio do surgimento de entidades que pudessem orientar e organizar a maneira como as empresas cresciam e assim correr atrás de um só sonho, um Brasil Empreendedor. Assim, temos hoje a confederação nacional, Brasil Jr, e abaixo dela, possuímos as Federações em cada estado. Hoje, o movimento contempla as 27 federações de todos os estados.
Entendendo esse contexto macro, as federações e a Brasil Jr precisaram encontrar maneiras de guiar e medir o crescimento das EJs das diversas realidades. Para conseguir realizar isso, foram criadas metas anuais a nível de Empresa Júnior, a nível de Federação e da própria Brasil Júnior. As metas envolvem principalmente faturamento e número de projetos realizados no MEJ. Em 2021 buscamos, a nível Brasil, faturar 180 milhões de reais e realizar 80000 projetos.
Porém, um dos pontos que difere tanto as empresas juniores das empresas sêniores é o sentimento de rede. Dentro do Movimento somos colaborativos, não nos vemos como concorrentes, buscamos soluções para nossos problemas entre nós mesmos. Essa troca de experiências é indispensável para o nosso desenvolvimento e fortalecimento do sentimento de que juntos podemos ir mais longe.
Ações Compartilhadas
Ao entender isso, a Brasil Jr sentiu que deveria estimular ainda mais essa cultura e analisá-la de maneira quantitativa, trazendo assim a criação da meta de ações compartilhadas, que compreende desde indicações entre EJs até o desenvolvimento em conjunto de projetos.
Em 2021 nos encontramos no terceiro ano do Planejamento estratégico da Rede, e cada vez mais percebemos como foi importante o estabelecimento de metas como a de ações compartilhadas. Ao realizar uma ação em conjunto, dispomos de uma quantidade muito maior de conhecimento no processo de realização de um projeto. Casos de ações compartilhadas surgem com clientes que buscam soluções para seus problemas e apenas uma EJ não consegue contemplar e entregar a solução mais ideal para isso. Dessa forma, somamos esforços e conhecimento para chegarmos na melhor solução para o cliente.
Na ICMC Júnior, por exemplo, realizamos projetos na área de Computação e Estatística. Contudo, não fazemos o desenvolvimento de sites. Assim, sempre que surge algum cliente com a necessidade desse serviço, nos unimos a alguma EJ do MEJ que realize essa parte e assim conseguimos entregar tudo que o cliente necessita.
Além disso, não apenas o que entregamos aos nossos clientes é mais completo, mas todo o processo de venda e de realização do projeto é melhor. Com essa oportunidade, conseguimos compartilhar muito conhecimento entre os empresários de ambas as EJs, tanto nas partes técnicas do projeto, como nas de processos, vendas, gestão de tempo e adaptação das equipes.
Portanto, o Movimento Empresa Júnior diz muito sobre gerar um ambiente cada vez mais inovador e saudável aos seus empresários. De tal forma, acreditamos que nossos clientes estarão cada vez mais satisfeitos com nossas soluções e nosso impacto na sociedade será potencializado.
Gostou do artigo? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar com os amigos. Caso precise de algum de nossos serviços, entre em contato e agende um diagnóstico gratuito. Estamos sempre disponíveis para te ajudar. Até a próxima pessoal!
Artigo cedido em parceria com a EJEM.