As Metodologias Ágeis são formas de desenvolver um produto buscando ser mais eficiente e agradando o cliente. Esses métodos tem como objetivo solucionar diversos problemas encontrados na metodologia tradicional, como fases muito longas e desalinhamento entre as equipes e o cliente, já que seguem os princípios do Manifesto Ágil. Mesmo que essas metodologias começaram a ser aplicadas na área de tecnologia, atualmente elas são adotadas por diversos segmentos.
Manifesto Ágil
O Manifesto Ágil foi criado por 17 profissionais da área de tecnologia que desenvolviam sistemas computacionais com metodologias “mais leves” se comparado a métodos usados nessa época, eles se juntaram em 2001 no Utah, EUA, com objetivo de definir os principais pontos dessa nova forma de abordar problemas. Assim que surgiu o Manifesto Ágil que contém os quatro princípios que norteiam todas as Metodologias Ágeis, que são:
- Interação entre indivíduos mais do que processos e ferramentas;
- Produto funcionando mais do que documentação extensa;
- Colaboração com o cliente mais do que termos negociados (contrato);
- Resposta à mudança mais do que cumprimento de planos.
Características das Metodologias Ágeis
Entregas constantes
As etapas de desenvolvimento da Metodologia Ágil são divididas em interações curtas e no final de cada iteração a equipe que está desenvolvendo o projeto faz a entrega de parte do produto final, assim o cliente não precisa esperar até o final do projeto para receber o produto, já que as entregas são constantes.
Participação do cliente
A participação do cliente é fundamental para as Metodologias Ágeis, enquanto na Metodologia Clássica o cliente tem pouca participação no projeto, nos métodos ágeis, os clientes estão envolvidos com os projetos tanto na tomadas de decisão quanto no feedback constante das entregas, para saber se elas estão de acordo ou se precisarão modificar o produto.
Adaptabilidade do produto
Uma das principais características da Metodologia Ágil é adaptabilidade do produto, essas metodologias permitir a mudanças nos projetos com certa facilidade, por isso é ideal para elaboração de programas que não tem requisitos bem definidos ou que estão em constante alteração.
Redução de problemas
Como as iterações da Metodologia Ágil são curtas e incrementais, ou seja, produzem parte funcional do projeto, assim o produto está sendo revisado de forma recorrente, dessa forma os erros são reconhecidos mais rapidamente e corrigidos antes de causar maiores problemas.
Principais Metodologias Ágeis
Scrum
Na metodologia Scrum o projeto é dividido em ciclos chamados Sprints, no qual um conjunto de atividades devem ser executadas, e no início de cada Sprint é realizado uma reunião chamada Sprint Planning Meeting para planejar o que será feito durante esse novo ciclo. Ademais, uma das principais características da metodologia Scrum são os Daily Scrum, reuniões curtas e diárias que tem como objetivo relatar o que foi feito no dia anterior e estabelecer qual as prioridades do dia, por isso os Daily Scrum costumam ocorrer na parte da manhã, assim ganhando melhor compreensão sobre o que precisa fazer e o que já foi feito, alinhando a expectativa da equipe.
Kanban
O Kanban é uma Metodologia Ágil que tem como objetivo a organização do fluxo de trabalho trabalho usando elementos visuais, fazendo a capacidade produtiva de uma equipe ser respeitada, o Kanban possui três elementos:
- Cartões são referentes a uma tarefa que precisa ser executada para alcançar a entrega do produto final, normalmente esses cartões podem ter diferentes cores para representar diferentes coisas como quem está responsável por cada tarefa, dificuldade da tarefa ou prazo de entrega de uma tarefa, vai depender do que a equipe acordar.
- Colunas são responsáveis por representar o estado dos Cartões, normalmente possui três estados: Não Iniciado, Em Execução e Concluído. Porém pode possuir mais colunas se a equipe achar necessário, quando o estado de uma tarefa for alterado o cartão deve ser movida para a coluna compatível com o estado atual.
- Quadro é a representação íntegra do Kanban, é o lugar onde as colunas e os cartões estão organizados, ademais, o quadro não é necessariamente físico, ele pode ser digital, algumas vezes é possível encontrar essa forma online com o nome de e-kanban.
Assim, essa metodologia permite o aumento da produtividade e a redução de custo, já que o tempo das equipes é melhor empregado.
Lean
A Metodologia Lean busca aumentar os ganhos de uma empresa diminuindo o desperdício de recurso, melhorando a qualidade dos processos, assim entregando a melhor experiência para o cliente por meio de dos 5 princípios do Lean:
- Valor: Deve-se deixar bem definido o que o cliente vê como agregador de valor para seu produto, o que não agregar valor é considerado desperdício e deve ser evitado, esse princípio necessita uma investigação minuciosa ou gerará desperdício.
- Fluxo de Valor: Deve-se identificar no fluxo de desenvolvimento quais etapas vão agregar valor ao produto e quais não vão, assim eliminando as que não agregam, pois são consideradas desperdícios.
- Fluxo Contínuo: Depois que os valores foram estabelecidos e as fases que não agregam valor foram removidas, deve-se tornar o fluxo contínuo, sem interrupções e com fluidez.
- Produção Puxada: Deve-se desenvolver apenas o que é de valor para o cliente, para reduzir o desperdício , assim entregando só a demando do cliente e com qualidade
- Perfeição: A perfeição deve ser sempre buscada por meio de melhorias contínuas, buscando agregar ainda mais valor ao cliente
Mesmo que as Metodologias Ágeis tenham surgido para a área de computação, atualmente podem ser empregadas em diversas áreas, fazendo as empresas que adotam essas metodologias aperfeiçoaram seu desempenho e se tornarem mais competitivas.
Gostou do nosso artigo sobre Metodologias Ágeis? Compartilhe em suas nas redes sociais e com amigos para continuarmos trazendo conteúdo para você. Além disso, não esqueça de visitar as nossas páginas de Estatística e de Computação para conhecer nossos serviços!
AUTOR: Pedro Brunhara