Você já ouviu falar em metodologia scrum? Já pensou em adotá-la na sua empresa? Ela é uma das metodologias ágeis que foi desenvolvida com o intuito de agilizar e diminuir recursos utilizados em projetos inicialmente voltados para a área de desenvolvimento de softwares, mas que também pode ser aproveitada em empresas de outras áreas, como marketing e projetos de pesquisa, por exemplo. Nesse artigo, você aprenderá o que é e como utilizar o Scrum na sua organização.
O que é?
É um framework simples desenvolvido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland para realizar atividades como uma equipe em pequenas partes por vez, ocorrendo reuniões de feedback com frequência para analisar o progresso do projeto e melhorá-lo à medida que avança. Essa metodologia auxilia os colaboradores a visualizar o andamento do trabalho de forma simples e dinâmica, revelando o quanto do projeto já foi concluído e o que está faltando para finalizá-lo.
O trabalho é dividido em etapas chamadas de “sprints”, que possuem um prazo de entrega curto, geralmente até a próxima reunião de evolução do projeto. Ao final de cada etapa, uma parte do produto final é entregue. Uma reunião para analisar o rumo do projeto sempre cai bem, né?
Princípios do Scrum
O Scrum possui três pilares fundamentais, sendo eles: transparência, inspeção e adaptação.
- Transparência: Comunicação clara e objetiva entre todos os stakeholders do projeto.
- Inspeção: Revisão contínua do trabalho feito e do progresso alcançado.
- Adaptação: Forma da equipe responder a possíveis mudanças e manter o projeto alinhado com o objetivo do cliente.
Como funciona e como usar o Scrum na sua empresa?
Para entender o funcionamento da metodologia scrum, primeiro é necessário entender quais são os papéis e responsabilidades de cada membro de uma equipe.
- Scrum Master: Responsável por garantir que o scrum seja implantado corretamente e que a equipe alcance seu objetivo. Sua principal função é proporcionar ao time o suporte necessário para realização do projeto, capacitando a equipe e proporcionando um ambiente de trabalho propício. Atua como um líder.
- Product owner: Tem como função garantir os interesses dos clientes e definir os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho.
- Scrum team: Time que vai desenvolver o projeto.
Os processos do Scrum para que ele seja colocado em prática são:
- Planejamento do sprint: Antes do sprint começar, o scrum team, product owner e o scrum master planejam o que irão entregar no final do sprint, discutem o objetivo, selecionam as tarefas no backlog e analisam os recursos necessários.
- Daily scrum: Reunião diária para que cada membro do time compartilhe o que fez desde a última reunião, o que fará a seguir e quais os percalços que encontrou ou encontrará no futuro. Essa reunião tem como objetivo sincronizar a equipe e corrigir problemas em tempo hábil.
- Revisão do sprint: Acontece no final de cada sprint, onde o time se reúne para mostrar o trabalho concluído para o product owner e outros interessados com o intuito de obter feedbacks e discutir possíveis alterações no projeto.
- Retrospectiva do sprint: Tem como intuito refletir sobre o processo do sprint, analisar o que funcionou e o que não funcionou, o que pode ser melhorado e o que pode ser feito para tornar o projeto mais produtivo.
Metodologia Scrum na ICMC Júnior
Ficou interessado? Na ICMC Júnior fazemos projetos na área de computação utilizando a metodologia scrum. Conheça nossos serviços!
Referências
- https://blog.contaazul.com/metodologiascrum
- https://fia.com.br/blog/scrum/
- https://www.scrum.org/learning-series/what-is-scrum
- https://scrumguides.org/
Autor: Nicolas Caldeira