Entendendo o Perfil do Seu Cliente com Estatística

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Entendendo o Perfil do Seu Cliente com Estatística

Identificar qual o perfil do seu cliente é sem dúvida um grande diferencial para uma empresa, mas essa pode ser uma tarefa difícil. Compreender o que seu cliente busca é um passo fundamental para alavancar suas vendas, direcionando produtos e serviços ideais para cada tipo perfil através de estratégias de marketing mais precisas e eficazes. E é aí que entra a estatística, com a ajuda desta ciência é possível determinar padrões, preferências e comportamentos de compra o que pode te ajudar a tomar decisões mais certeiras. Quer saber mais sobre como a Estatística pode te ajudar a conhecer melhor seu cliente? Então deixa que eu te explico.

Por que conhecer o perfil do seu cliente é tão importante?

Sabemos que toda empresa deseja : vender mais, aumentar o lucro, conquistar e fidelizar clientes e ter um marketing eficaz. Mas como alcançar estes objetivos? Conhecendo o perfil do seu cliente! Não conhecer seu consumidor pode tornar a comunicação genérica e imprecisa. Para agradar um público específico é preciso saber exatamente quem ele é, o que ele espera do seu produto ou serviço e como chamar sua atenção. 

A grande vantagem de encontrar o cliente ideal para você é que seus esforços são direcionados para um consumidor específico e assim há uma maior chance de engajamento.

Além disso, ao dar foco a um determinado tipo de cliente sua empresa pode ser vista como especialista no setor e se tornar referência no seu segmento de atuação.

Qual a diferença entre: público-alvo, cliente ideal e buyer persona?

Você já deve ter se deparado com estas expressões e apesar de parecerem sinônimas não é bem assim.

Público-alvo ou target é um segmento da população, definido com base em características demográficas, socioeconômicas e comportamentais, que uma empresa determina como possível consumidor. Sendo assim, é para este grupo que a empresa direciona suas estratégias de marketing e venda. 

Para estabelecer um público alvo consideram-se dados como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Formação educacional;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo.

Já o cliente ideal ou ICP (Ideal Customer Profile) é aquele que se encaixa no perfil do         cliente ideal, ele se conecta com o seu negócio, demonstra engajamento, compreende a utilidade do seu produto ou serviço e é fiel a ele e tem suas necessidades supridas com bons resultados. 

Para o caso de uma empresa B2B (empresa que vende para outras empresas) para obter o cliente ideal consideram-se os dados abaixo:

  • Segmento de atuação;
  • Porte da empresa ideal (número de funcionários);
  • Localização da empresa ideal;
  • Estrutura de equipe;
  • Maturidade;
  • Ciclo de vendas;
  • Ticket médio;

Agora para o caso de empresas B2C (empresas que vendem para o consumidor final) consideram-se os seguintes fatores:

  • Nível de engajamento com a marca;
  • Frequência de compra;
  • O quanto conhece o seu produto;
  • O quão importante seu produto é para ele;
  • Potencial de recomendação do produto;
  • Ticket médio.

Por último, a Buyer Persona é uma figura fictícia criada com base em estudos de comportamento, que levam em consideração características psicológicas. Esta figura representa um grupo com qualidades e comportamentos semelhantes. Para determinar a Buyer Persona levam-se em conta os seguintes dados:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

 

Quer saber mais sobre a importância da coleta de dados, acesse: https://icmcjunior.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-e-qual-sua-importancia/ 

Defina o perfil do seu cliente usando Estatística

Por meio da estatística é possível dividir seus clientes em grupos, fazendo uso de dados como os citados anteriormente. Através da Análise de Clusters, que utiliza de muitos recursos estatísticos, é possível agrupar sujeitos em grupos com características comuns, ou seja, reunir clientes com o mesmo perfil. A este processo dá-se o nome de segmentação de mercado.

Além disso, a Estatística também ajuda a identificar padrões e tendências de consumo, facilitando a compreensão do perfil do cliente e auxiliando no direcionamento de produtos e serviços para cada tipo de consumidor.

Algumas técnicas estatísticas para identificar o que o seu cliente procura são: a análise de correlação e a modelagem preditiva. Por exemplo, analisando dados passados é possível prever quais produtos e serviços terão uma maior demanda futuramente.

Mas de onde as empresas podem obter esses dados? As empresas podem coletar mais informações sobre o cliente e do que ele busca através de:

  • Pesquisas de satisfação
  • Histórico de compras
  • Interações nas redes sociais

 

Já destacamos que encontrar o perfil do seu cliente é indispensável para colocar em prática campanhas de marketing personalizadas. Uma ferramenta estatística muito útil para verificar qual a melhor campanha de marketing é o teste A/B, também conhecido como teste de bucket ou ainda teste de divisão, que compara duas possíveis ações de marketing e analisa qual apresenta o melhor desempenho.

Ademais, a análise preditiva é uma maneira de prever estatisticamente comportamentos futuros dos clientes auxiliando as empresas a se anteciparem às tendências de mercado e se prepararem para as demandas futuras. 

Conclusão

A estatística é essencial para a compreensão do perfil do seu cliente, essa ciência é capaz de identificar padrões, antecipar comportamentos e otimizar estratégias e isso tudo pode fazer com que o seu negócio se destaque no mercado. Utilizando as ferramentas estatísticas de maneira inteligente a sua empresa irá alcançar uma clientela mais fiel e satisfeita. 

Quer saber mais sobre Como a Estatística Ajuda na Tomada de Decisão? então visite nosso site https://icmcjunior.com.br/business-intelligence/ e fique por dentro de todos os nossos serviços na área de estatística.

Gostou do artigo? Compartilhe ou deixe um comentário abaixo. Caso possua alguma dúvida ou sugestão, comente na sessão de perguntas e nos conte como a estatística tem ajudado sua empresa a entender melhor seus clientes. 

 

Referências

https://www.rdstation.com/blog/marketing/publico-alvo-cliente-ideal-buyer-persona/

https://www.cortex-intelligence.com/blog/marketing/perfil-de-cliente-ideal

https://www.trecsson.com.br/blog/economia-e-financas/analise-de-cluster

https://www.oracle.com/br/cx/marketing/what-is-ab-testing/#:~:text=teste%20A%2FB%3F-,Defini%C3%A7%C3%A3o%20de%20teste%20A%2FB,delas%20atrai%20mais%20visitantes%2Fespectadores.

Autora: Clara Kolenkine

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