Identificar qual o perfil do seu cliente é sem dúvida um grande diferencial para uma empresa, mas essa pode ser uma tarefa difícil. Compreender o que seu cliente busca é um passo fundamental para alavancar suas vendas, direcionando produtos e serviços ideais para cada tipo perfil através de estratégias de marketing mais precisas e eficazes. E é aí que entra a estatística, com a ajuda desta ciência é possível determinar padrões, preferências e comportamentos de compra o que pode te ajudar a tomar decisões mais certeiras. Quer saber mais sobre como a Estatística pode te ajudar a conhecer melhor seu cliente? Então deixa que eu te explico.
Por que conhecer o perfil do seu cliente é tão importante?
Sabemos que toda empresa deseja : vender mais, aumentar o lucro, conquistar e fidelizar clientes e ter um marketing eficaz. Mas como alcançar estes objetivos? Conhecendo o perfil do seu cliente! Não conhecer seu consumidor pode tornar a comunicação genérica e imprecisa. Para agradar um público específico é preciso saber exatamente quem ele é, o que ele espera do seu produto ou serviço e como chamar sua atenção.
A grande vantagem de encontrar o cliente ideal para você é que seus esforços são direcionados para um consumidor específico e assim há uma maior chance de engajamento.
Além disso, ao dar foco a um determinado tipo de cliente sua empresa pode ser vista como especialista no setor e se tornar referência no seu segmento de atuação.
Qual a diferença entre: público-alvo, cliente ideal e buyer persona?
Você já deve ter se deparado com estas expressões e apesar de parecerem sinônimas não é bem assim.
Público-alvo ou target é um segmento da população, definido com base em características demográficas, socioeconômicas e comportamentais, que uma empresa determina como possível consumidor. Sendo assim, é para este grupo que a empresa direciona suas estratégias de marketing e venda.
Para estabelecer um público alvo consideram-se dados como:
- Idade;
- Sexo;
- Formação educacional;
- Poder aquisitivo;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo.
Já o cliente ideal ou ICP (Ideal Customer Profile) é aquele que se encaixa no perfil do cliente ideal, ele se conecta com o seu negócio, demonstra engajamento, compreende a utilidade do seu produto ou serviço e é fiel a ele e tem suas necessidades supridas com bons resultados.
Para o caso de uma empresa B2B (empresa que vende para outras empresas) para obter o cliente ideal consideram-se os dados abaixo:
- Segmento de atuação;
- Porte da empresa ideal (número de funcionários);
- Localização da empresa ideal;
- Estrutura de equipe;
- Maturidade;
- Ciclo de vendas;
- Ticket médio;
Agora para o caso de empresas B2C (empresas que vendem para o consumidor final) consideram-se os seguintes fatores:
- Nível de engajamento com a marca;
- Frequência de compra;
- O quanto conhece o seu produto;
- O quão importante seu produto é para ele;
- Potencial de recomendação do produto;
- Ticket médio.
Por último, a Buyer Persona é uma figura fictícia criada com base em estudos de comportamento, que levam em consideração características psicológicas. Esta figura representa um grupo com qualidades e comportamentos semelhantes. Para determinar a Buyer Persona levam-se em conta os seguintes dados:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.
Quer saber mais sobre a importância da coleta de dados, acesse: https://icmcjunior.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-e-qual-sua-importancia/
Defina o perfil do seu cliente usando Estatística
Por meio da estatística é possível dividir seus clientes em grupos, fazendo uso de dados como os citados anteriormente. Através da Análise de Clusters, que utiliza de muitos recursos estatísticos, é possível agrupar sujeitos em grupos com características comuns, ou seja, reunir clientes com o mesmo perfil. A este processo dá-se o nome de segmentação de mercado.
Além disso, a Estatística também ajuda a identificar padrões e tendências de consumo, facilitando a compreensão do perfil do cliente e auxiliando no direcionamento de produtos e serviços para cada tipo de consumidor.
Algumas técnicas estatísticas para identificar o que o seu cliente procura são: a análise de correlação e a modelagem preditiva. Por exemplo, analisando dados passados é possível prever quais produtos e serviços terão uma maior demanda futuramente.
Mas de onde as empresas podem obter esses dados? As empresas podem coletar mais informações sobre o cliente e do que ele busca através de:
- Pesquisas de satisfação
- Histórico de compras
- Interações nas redes sociais
Já destacamos que encontrar o perfil do seu cliente é indispensável para colocar em prática campanhas de marketing personalizadas. Uma ferramenta estatística muito útil para verificar qual a melhor campanha de marketing é o teste A/B, também conhecido como teste de bucket ou ainda teste de divisão, que compara duas possíveis ações de marketing e analisa qual apresenta o melhor desempenho.
Ademais, a análise preditiva é uma maneira de prever estatisticamente comportamentos futuros dos clientes auxiliando as empresas a se anteciparem às tendências de mercado e se prepararem para as demandas futuras.
Conclusão
A estatística é essencial para a compreensão do perfil do seu cliente, essa ciência é capaz de identificar padrões, antecipar comportamentos e otimizar estratégias e isso tudo pode fazer com que o seu negócio se destaque no mercado. Utilizando as ferramentas estatísticas de maneira inteligente a sua empresa irá alcançar uma clientela mais fiel e satisfeita.
Quer saber mais sobre Como a Estatística Ajuda na Tomada de Decisão? então visite nosso site https://icmcjunior.com.br/business-intelligence/ e fique por dentro de todos os nossos serviços na área de estatística.
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Referências
https://www.rdstation.com/blog/marketing/publico-alvo-cliente-ideal-buyer-persona/
https://www.cortex-intelligence.com/blog/marketing/perfil-de-cliente-ideal
https://www.trecsson.com.br/blog/economia-e-financas/analise-de-cluster
Autora: Clara Kolenkine