Empreender: Como se destacar na multidão e tirar sua ideia do papel

Empreender

Você provavelmente ouviu “Empreendedorismo” várias vezes nesse mês, nessa semana, ou até mesmo hoje. E não é surpresa para ninguém que empreender está cada vez mais na “moda” e no imaginário de boa parte de nossa sociedade. Porém, essa onda de novos empresários e pessoas querendo causar um impacto pode ser muito prejudicial, principalmente para o próprio movimento.
Mesmo que a existência de tantas ideias e iniciativas seja algo extremamente positivo, a chance de pertencer à parcela que deu errado ou que não conseguiu dar o primeiro passo acaba sendo muito maior. E por conta disso, reunimos algumas dicas e informações que podem dar o apoio necessário para que você possa sair dessa inércia e finalmente colocar todas suas ideias na prática.

Conheça profundamente sua Proposta de Valor

Por mais que essa etapa ainda esteja no estágio inicial de empreender – ou seja, na ideia – ela pode ser um divisor de águas e o detalhe que diferenciará sua proposta das demais.
Descrever em detalhes toda sua ideia, e principalmente os pilares que a sustentam, pode não só facilitar suas ações futuras, como também afiar ainda mais seu direcionamento e seu foco rumo ao sucesso.
E uma ferramenta extremamente simples e ao mesmo tempo poderosa que pode com certeza te ajudar nessa fase é o Business Model Canvas, ou “Quadro de Modelo de Negócios”.
Essa modelo tem como objetivo justamente destrinchar as áreas que sustentam sua ideia, e fazer com que sua Proposta de Valor esteja bem fundamentada e com o apoio necessário para sair do papel.

Tenha estômago para Empreender

O próprio fato de escolher empreender já é por si só um ato de coragem e uma prova de determinação. A jornada, que começa na primeira ideia e não tem previsão para acabar, é muito árdua e faz com que muitos daqueles que não estão prontos sejam eliminados, por não se sentirem preparados ou por não agirem o suficiente.
Empreender pode ser sinônimo de momentos solitários, noites mal dormidas, reprovações constantes, falta de apoio, incertezas e muitas outras situações que eliminam facilmente da corrida os novos aspirantes à empreendedores.
Então, cultivar características como resiliência, auto-confiança e persistência, pode ser o fator que diferencia você de boa parte da multidão, e te coloca em uma posição muito mais favorável para o sucesso.

Aproveite a força das Redes

No TED Talk “De onde vêm as boas ideias?”, Steven Johnson fala um pouco sobre a importância de participar de meios e ambientes que estimulem a criação de redes e a interação.
Para ele, esses meios promovem a criação de conexões jamais feitas antes, e isso faz com que nossos neurônios repitam o mesmo fenômeno, criem novas ligações e finalmente formem uma nova ideia inovadora ou uma nova descoberta nunca antes pensada.
Dessa forma, participar de feiras, palestras ou eventos que promovam a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimento pode ser extremamente benéfico para o futuro da sua ideia e para a concretização dos seus planos.
Essas oportunidades podem também fazer com que você converse com pessoas mais experientes e com mais bagagem no Empreendedorismo, e assim, uma conversa de 5 minutos se torna uma fonte riquíssima de aprendizado.

Estude os obstáculos

Não é surpresa para ninguém que questões como burocracia, formação de equipes, criação de cultura, entre outras, por mais que estejam longe de serem amigáveis aos empreendedores de nossa sociedade, fazem parte da realidade daqueles que escolhem se arriscar e empreender.
Mas lembre-se que isso tudo não é um problema único seu, todos que escolhem causar um impacto e se destacar correm esses riscos e se deparam com esses desafios. E como diz o ditado, se fosse fácil qualquer um faria.
Sabendo disso, estude a fundo sobre esses possíveis obstáculos, se prepare, e durma tranquilo sabendo que você conseguirá enfrentá-los, caso apareçam no seu caminho.

Reúna os recursos necessários

É claro que devemos esperar o melhor dos casos e imaginar um futuro onde nossa ideia não encontre problema algum. Mas devemos ao mesmo tempo nos prepara para o pior.
Sendo assim, pense bem sobre os recursos que sua ideia exigirá, como por exemplo – quais serão seus custos de produção, de manutenção, de contratação, de infraestrutura, entre outros.
Abra mão de coisas que não são prioridade, e foque naqueles recursos que realmente causarão uma grande diferença na hora de tirar sua ideia do papel e empreender.
E é claro, não se preocupe se algo der errado e se sua situação atual não for o suficiente. Use e abuse de sua imaginação, busque alternativas e faça o que for preciso. Mesmo porque o estágio inicial de um empreendimento nem sempre será tão lindo quanto seu planejamento.

Invista suas energias de forma inteligente

E por fim, saiba muito bem onde e como você gastará suas energias a partir do seu primeiro passo como empreendedor ou empreendedora. De nada adianta seguir à risca todas as ideias listadas acima, se sua rotina e seu dia a dia exigem que você faça processos manuais e arcaicos.
Infelizmente manter uma ideia ou um empreendimento sem a ajuda e o apoio da tecnologia está longe de ser uma boa estratégia, visto que nosso mundo e principalmente o mercado estão cada vez mais modernos e atualizados.
Falta de controle, dificuldade em estruturar processos e armazenar dados essenciais para sua empresa podem ser sintomas que aparecerão em um futuro distante, ou talvez até mesmo em um futuro não tão distante na vida de seu empreendimento. E esses sintomas podem ser sinais de um prazo de validade se esgotando, ou até mesmo de modelo de negócio pouco sustentável.

Conclusão

Empreender está cada vez mais na boca de nossa sociedade, porém a jornada por trás dessa linda ideia não é nada fácil. Mas reunir todas as cartas e buscar os apoios necessários podem ser divisores de água no futuro de sua ideia.

Felipe Moreira entrou em 2018 na empresa como consultor da Diretoria Comercial. Hoje em dia também atua como consultor na Coordenadoria de Marketing.

    ESCREVER UM COMENTÁRIO

    Enter your keyword