O que é um projeto de desenvolvimento de software
Um projeto de desenvolvimento de software consiste em resolver problemas utilizando-se de aplicações, frameworks, sistemas e tecnologias, a fim de ter um produto como websites, aplicativos desktop e mobile, bots, códigos de automação, entre outros que resolvam parte ou totalmente de um problema. Com isso, existem diversas etapas de projetos de software para que haja a criação de um bom produto tanto no lado dos usuários que irão usar, stakeholders e clientes que pagarão pelo trabalho e também para os próprios desenvolvedores que irão “codar” e manter o projeto.
As etapas de desenvolvimento de software são:
- Fase de diagnóstico
- Concepção
- Levantamento e análise de requisitos
- Fase de desenvolvimento
- Etapa de manutenção
Não necessariamente todas servirão ou serão necessárias no seu projeto, vale a pena verificar fatores como: tamanho da equipe, tamanho da empresa, tempo, orçamento e validar quais passos são mais importantes tanto para os clientes quanto para os usuários.
Fase de diagnóstico
Essa primeira etapa inicia-se desde o primeiro contato com o problema. É necessário o time de tecnologia e comercial conhecer detalhadamente o cliente e seu problema, visando extrair o máximo de informações para o melhor aproveitamento nas próximas etapas do desenvolvimento. Alguns dados importantes para essa primeira extração:
- Origem do problema
- Particularidades da situação atual do problema
- Prazo estipulado
- Exigências principais geradas pelo problema
- Abrangência do problema e da solução
- Disponibilidade do orçamento para a solução
- Urgência para a resolução e entrega do projeto
Caso o cliente já tenha uma solução bem definida e arquitetada, a próxima etapa é a de levantamento e análise de requisitos. Porém, muitas vezes o cliente traz somente uma ideia inicial do problema que quer resolver, tendo poucas certezas e dados quanto sua solução. Assim, para evitar erros, problemas e frustrações futuras, é necessário realizar a etapa de concepção da solução.
Concepção
Feito um (ou mais) diagnósticos com o cliente acerca de seu problema ou produto, é feita, com os dados iniciais coletados, o processo de concepção. Nessa etapa, tem-se como objetivo de: criar uma ideia para a resolução do problema, ou validar, com usuários e a equipe de desenvolvedores, se o design (visual e arquitetural) trazido pelo cliente foi realizado corretamente, alterando-o se houver necessidade.
Nessa etapa, é realizada as principais etapas do Design Thinking: imersão (entendimento do problema), definição (definir o problema a ser resolvido), ideação (gerar soluções para o problema definido) e prototipação (tangibilizar e testar as ideias de solução). Todas essas etapas foram explicadas com mais detalhes nesse artigo.
É importante, também, os devs fazerem o levantamento e testagem das principais tecnologias a serem utilizadas na futura etapa de desenvolvimento, registrando-as em um documento técnico.
Levantamento e análise de requisitos
Com as ideias da solução já bem definidas, prototipadas e arquitetadas, é feito o levantamento e análise de requisitos. A equipe comercial e desenvolvedores constroem um documento com as informações detalhadas da solução, listando todas as funcionalidades do sistema a ser criado. Mesmo com o cliente tendo validado a etapa anterior (concepção), é importante também seu veredito final em relação às funcionalidades inclusas nesse documento de requisitos.
Um documento de requisitos comumente tem:
- Introdução, com proposito do documento, escopo do projeto e explicação da organização do documento
- Descrição geral do produto, explicando as principais funções, usuários, restrições, dependências e definições (termos específicos utilizados pela aplicação)
- Requisitos específicos, que incluem os funcionais e não funcionais da aplicação
Fase de desenvolvimento
É nessa etapa em que as primeiras linhas de código começam a ser escritas. Como anteriormente todo o sistema já foi documentado (visualmente e arquiteturalmente), resta aos devs criarem o produto. Vale ressaltar aqui o uso de metodologias ágeis para a melhor e mais rápida criação do projeto, como a metodologia Scrum, em que o projeto é divido em diversas tarefas (sprints) para realizar entregas menores, porém mais eficientes, do produto para o cliente e às lojas virtuais de aplicativos.
Fase de manutenção
Com a entrega e implementação do produto finalizado para o cliente, inicia-se um período de manutenção do produto, isso quer dizer, realizar ajustes no sistema, normalmente arrumando bugs ou modificações menores para a melhor experiência dos usuários e do cliente.
Conclusão
Seguindo tais etapas, um projeto de desenvolvimento de software certamente terá melhor qualidade, tanto durante o desenvolvimento quanto no produto final. Também será um trabalho mais saudável (mentalmente, fisicamente e financeiramente) para todas as partes: clientes, equipe comercial e a equipe de desenvolvedores.
Um ponto importante a se ressaltar é que não necessariamente o processo listado nesse texto é sólida e linear. Dependendo do projeto, pode haver diferenças das etapas, adicionando ou removendo totalmente elas ou parte delas, além de poder mudar a ordem.
Está interessado em realizar um projeto de desenvolvimento de software? Entre em contato com a ICMC Júnior aqui.
Não esqueça de compartilhar o artigo para seguirmos trazendo conteúdo de qualidade para você 🙂
Autor: Guilherme Jun