Escaláveis e de fácil uso, os aplicativos se tornaram o carro chefe de diversos empreendedores, permitindo uma rápida materialização de suas ideias e a ascensão de seus negócios. Para exemplificar melhor a importância dessas aplicações no mundo, veremos alguns casos em que o uso de aplicativos foi o estopim para o surgimento e ascensão de grandes negócios.
Precisa de uma carona?
Em meados de 2008, após uma conferência de tecnologia em Paris, dois amigos, Travis e Garrett, se viram na necessidade de uma carona em meio a uma noite fria do inverno parisiense. Sem saber como chamar um táxi na região, surgiu o questionamento: E se pudéssemos pedir uma carona pelo celular?
Nada de muito novo até então, já que os serviços tradicionais de táxis já recebiam ligações diariamente. Contudo, a abordagem dos dois amigos foi diferente.
Visando a diferenciação e a simplicidade, surge o aplicativo da empresa, o Uber. Inicialmente, apenas três carros forneciam o serviço em Nova Iorque e São Francisco. Porém, mirando sempre na necessidade do cliente, o aplicativo inovou, trazendo a possibilidade do cliente saber quanto pagaria na corrida antes mesmo de entrar no veículo, além de ter sua localização capturada automaticamente por GPS. O aplicativo conquistou o público e começou a ser utilizado em grande escala por milhares de pessoas.
Dos três carros do início, a Uber hoje possui mais de três milhões de motoristas ao redor do mundo, atendendo mais de cem milhões de pessoas diariamente. Seu faturamento bilionário atual se baseia em uma política que sempre procura solucionar problemas da forma mais simples e rápida possível, usando de tecnologia para isso.
Fome de inovação
Fundada em 2011, o IFood já nasce com fome de tecnologia. Com a missão de tornar o contato entre restaurantes e clientes mais simples no momento de pedir comida em casa, a empresa já notou de início que a tecnologia não poderia faltar para uma receita de sucesso. Com isso, o site da empresa supriu, por alguns meses, a demanda crescente dos seus serviços.
Porém, com o crescimento exponencial do uso de smartphones, a empresa notou que o mercado estava mudando, e que os sites logo cairiam em desuso. Chegou a hora de se adaptar.
Foi então que, em 2012, surgiu o aplicativo IFood, um movimento ousado da companhia para manter sua competitividade no mercado e atender melhor os seus clientes. Os números acima não mentem. A demanda é crescente e, por meio do aplicativo, vem sendo suprida com êxito. Além disso, a preocupação com a satisfação do cliente enquanto utiliza o serviço também deve ser considerada, como mostra essa matéria.
Preciso de um aplicativo, e agora?
Ficou mais do que claro que aplicativos tem o poder de transformar ideias, por menores que sejam, em grandes negócios que mudarão a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Aqui na ICMC Júnior, nós fazemos desde a Concepção do Aplicativo, onde as primeiras ideias da solução são discutidas, até o desenvolvimento completo da aplicação, dos botões à publicação do aplicativo nas maiores lojas de aplicativos.
Quer seu negócio materializado em um aplicativo? Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e temos certeza que poderemos desenvolver a solução que melhor se encaixa em suas necessidades.
Gostou do artigo de Cases de Sucesso de Aplicativos? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e nos acompanhar nas redes sociais, sempre estamos com novidades por lá. Até a próxima.
Autor: Guilherme Pacheco