Se você gosta de programação e tecnologia, você já deve ter ouvido falar de JavaScript, uma das linguagens de programação mais populares e relevantes no mundo atual, utilizada por grandes empresas, como a Google e o YouTube, contando com inúmeros frameworks e bibliotecas como sua base, de forma a auxiliar no processo de desenvolvimento. Nesse artigo, você poderá descobrir mais sobre o React e o React Native, bibliotecas de JavaScript com alto crescimento e relevância no mercado.
Como surgiu?
O React é uma biblioteca do JavaScript que surgiu em 2011, a partir da necessidade de implementar várias atividades simultâneas no feed do Facebook. Basicamente, o time descobriu uma maneira de facilitar o desenvolvimento de telas onde o usuário pudesse ter acesso a notificações, chat, anúncios, entre outros, tudo isso enquanto percorria o feed.
A ideia deu tão certo que o grupo, atual Meta, passou a utilizá-lo em todas as suas redes sociais, e em 2013 a novidade chegou no mercado, se tornando uma das ferramentas mais utilizadas entre os desenvolvedores.
Então é uma linguagem de programação?
Não! O React é um framework, um conjunto de ferramentas bem estruturadas, como o próprio nome indica, que facilitam o desenvolvimento através da padronização de alguns procedimentos.
O objetivo principal de um framework é permitir que os desenvolvedores se concentrem nas partes únicas e complexas do seu aplicativo, em vez de ter que reinventar a roda sempre que criam uma nova aplicação.
Como funciona?
O React utiliza uma abordagem baseada em componentes para o desenvolvimento de interfaces de usuário, o que significa que os desenvolvedores podem criar componentes reutilizáveis e combiná-los para construir interfaces complexas.
Além disso, utiliza uma sintaxe, chamada JSX, que permite que os desenvolvedores escrevam HTML e JavaScript juntos em um único arquivo e de maneira mais intuitiva; assim, mesmo um código complexo fica bem mais legível.
O React utiliza uma técnica chamada de Virtual DOM o que permite atualizar apenas partes da tela do usuário, em vez de atualizar a página inteira. Tornando a experiência do usuário bem mais dinâmica.
React Native
O React Native também permite a junção de vários componentes de uma maneira mais dinâmica, porém é utilizado para o desenvolvimento de aplicativos móveis; um dos grandes diferenciais ao utilizar o React Native é conseguir criar um único código base que funciona para as plataformas Android e iOS.
Por que usar?
Como podemos ver, o React é uma ferramenta muito rica para o desenvolvedor, o que a torna muito popular, e por se tratar de uma biblioteca de código aberto é possível encontrar muito material de suporte.
E mais! Ele ainda pode ser combinado com outros frameworks tornando o desenvolvimento muito mais eficiente, assim, se torna muito mais fácil chegar ao objetivo e aparência final da aplicação.
Autores: Amanda Joioso e Thais Faria