O que é um Banco de Dados e qual sua importância

O que é um Banco de Dados e qual sua importância

Atualmente as empresas lidam com um grande volume de informações, seja na realização das tarefas de clientes ou até mesmo de funcionários. Para que seja possível lidar com tamanho volume, é necessária uma maneira de organizar e facilitar a leitura desses dados. Um método de se fazer isso é através de um Banco de Dados.


O que é um Banco de Dados

Para entender o que é um banco de dados, primeiro deve-se entender o que são dados e informações. Dados são algo como um número, uma letra, ou palavra que por si só não possui nenhum significado. Ao juntar e organizar dados além de dar um contexto para o mesmos de modo que ganhem um significado, obtém-se uma informação.

Um banco de dados é um agrupamento de informações relacionadas entre si sobre um mesmo tópico. Por exemplo: em uma escola há várias classes, como a classe A, B ou C, sendo que cada uma delas tem um número determinado alunos, e cada aluno por sua vez tem suas próprias informações, etc.

Tipos de Banco de Dados

Os bancos de dados são divididos em dois tipos: relacionais e não relacionais. A diferença entre eles se dá pelo fato de que os dados podem ser organizados como tabela ou não. Os relacionais são aqueles que podem ser organizados em tabelas, já os não relacionais são aqueles que não podem, como quando os dados são representados por objetos.

 

Importância de um Banco de Dados

Ao lidar com uma grande quantidade de informações encontrar a informação desejada pode ser quase impossível, o que torna o processo de planejar algo e tomar decisões extremamente difícil, por isso é importante ter um banco de dados. Ele torna mais eficiente esses trabalhos ao permitir um acesso rápido e fácil a qualquer informação necessária, mesmo em meio essa grande quantidade de dados, e também a possibilidade de comparar essas informações, que melhora a análise das informações.

AUTOR: Theo Urbano Gaudencio de Sene

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Enter your keyword