O que é e para que serve uma Pesquisa de Mercado ?
A pesquisa de mercado consiste em estudar clientes ou mercados alvo para um produto/serviço a ser oferecido. É um dos principais meios de se obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Ela pode fornecer informações que ajudam a identificar e analisar as ‘dores’, tamanho e concorrentes do mercado onde se deseja oferecer um produto. Isso é crucial para evitar a perda de tempo e recursos em um serviço que pode não atender nenhuma demanda existente.
Os fundamentos da Pesquisa de mercado:
Uma das principais formas de se fazer Pesquisa de Mercado é analisar as tendências de crescimento do mercado onde se quer adentrar. Com isso, podemos observar se há crescimento e quais tipos de produtos estão sendo mais requisitados. Se a receita do mercado tiver caído nos últimos anos, pode ser sinal de que a área está obsoleta. Analisar o gasto médio de clientes no setor pode ajudar a estabelecer um preço para o serviço.
Outro ponto fundamental da Pesquisa de Mercado é observar os concorrentes do setor. É preciso olhar aqueles que são bem sucedidos para, sabendo que tipos de produtos oferecem, qual o valor e como o fazem, poder se inspirar neles. Também deve-se olhar para os casos de fracasso, a fim não repetir os mesmos erros que os levaram ao declínio.
Pesquisa de Mercado na Prática:
O Google proporciona várias ferramentas que aumentam significativamente o potencial de uma Pesquisa de Mercado. Uma dessas ferramentas é o Google Ads onde pode buscar-se palavras chaves relacionados ao produto a se oferecer. Com isso, é possível observar a média mensal de buscas pela palavra e qual o nível de concorrência na área, como na imagem a seguir:
Com o Google Trends, podemos verificar, historicamente, como tem sido o crescimento da busca pelas palavras especificadas quais as regiões geográficas que possuem mais interesse e até outras áreas buscadas em conjunto.
Também pode verificar-se a opinião dos prováveis clientes com entrevistas e questionários. Por exemplo, o dono de uma hamburgueria pretende lançar um novo sanduíche contendo um ingrediente x e outro y. Para saber se existe a demanda por esse hambúrguer, ele entrega um questionário para seus clientes com algumas perguntas sobre o novo produto. Nessa pesquisa, ele descobre, por exemplo, que clientes que gostam do ingrediente x não gostam do ingrediente y e vice-versa. Dessa forma, ele pode concluir que o novo sanduíche não seria bem recebido evitando desperdício de recursos em sua produção.
Pesquisas de Mercado em um outro nível:
As empresas que possuem maior aporte financeiro e estrutura conseguem empregar uma gama de técnicas de pesquisa de mercado ainda maior, com aplicações de Big Data e Machine Learning. A Amazon, por exemplo, conseguiria fazer uma pesquisa para avaliar que tipos de produto suas determinadas regiões de atuação consomem. Com essa informação, ela consegue decidir se envia um tipo de produto para uma região ou não.
Conclusão:
Com pesquisas desse tipo, pode-se descobrir se o produto a ser lançado, de fato, atende uma ‘dor de mercado’. Ou seja, um incômodo que as pessoas gostariam que fosse solucionado e estão disposto a comprar a solução.
No entanto, você pode não ter ainda uma demanda específica para atender. Nesse caso, um método eficaz de descobrir ‘dores’ é fazer uma busca por seções de avaliações de produtos e verificar quais reclamações os usuários postaram.
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