Com o surgimento dos smartphones e o avanço dessa tecnologia, houve uma rápida popularização do uso de aplicativos. Começou-se a desenvolver aplicativos para tudo. Com isso, serviços que antes eram inimagináveis se tornaram corriqueiros, como um sistema que entrega a comida que você desejar na sua casa ou outro que te conecta rapidamente com um motorista para te levar ao trabalho, por exemplo. Porém, o que a pouco tempo era apenas algo corriqueiro, hoje está elevado a outro patamar: os aplicativos se tornaram essenciais na vida de muita gente.Tendo isso em vista, listarei a seguir Os 5 principais aplicativos usados na quarentena.
1. Ifood
Com as medidas de isolamento social, grande parte dos restaurantes teve que fechar suas portas para o público. Com isso, aplicativos de delivery de comida, com destaque ao Ifood, se popularizaram mais ainda.
Seu uso, além de evitar que aqueles que não sabem ou não podem cozinhar fiquem sem comida, permitiu que os restaurantes que trabalham com a plataforma se mantivessem na ativa, evitando assim, muito possivelmente, que eles fossem à falência.
Além disso, com o aumento da demanda, o Ifood está servindo para que, na função de entregadores, aqueles que perderam seus empregos possam ter uma fonte de renda.
2. Nubank
Os aplicativos de internet banking estão sendo fundamentais durante a quarentena. Com eles, você pode resolver várias questões, que antes só seriam possíveis presencialmente, de forma remota, como: realizar transferências, pagar boletos e gerenciar sua conta bancária.
Esses apps, que ganharam popularidade com as chamadas fintechs, – startups de tecnologias que fornecem serviços financeiros – com destaque à Nubank e o Banco Inter, também já vinham sendo muito utilizados no período pré-quarentena.
Além disso, com a disponibilização de um auxílio emergencial por parte do Governo, a Caixa desenvolveu um aplicativo que possibilita à população solicitar seu subsídio. Isso foi de extrema importância, posto que, caso esse app não existisse, as pessoas precisariam se deslocar até uma agência bancária, correndo assim o risco de se exporem ao vírus.
3. Aplicativos google
Trabalho remoto também é algo que já vinha se tornando comum antes da pandemia, porém, hoje ele é uma necessidade. Por conta disso, muitas pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a ele.
E algo que facilitou bastante essa adaptação foram algumas ferramentas desenvolvidas pela Google, como o Meets, que permite a criação de uma sala de reuniões online, e o Docs, que permite o compartilhamento e a edição simultânea de um documento de texto ou planilha.
Essas ferramentas estão sendo largamente usadas por aqueles que trabalham de suas casas. Mas não só os trabalhadores, como também os estudantes estão tirando muito proveito das plataformas citadas, pois muitos dos seus professores estão utilizando do Meets para exibir suas aulas. Além disso, outra ferramenta, chamada google classroom, também vem sendo importante. Ela simula uma sala de aula, servindo de repositório para os professores fornecerem materiais aos alunos e de área para que estes tirem suas dúvidas com os educadores.
4. Apps de farmácias
Esse com certeza é um dos ítens mais importantes na lista. As farmácias são lugares muito suscetíveis a aglomerações e, também por consequência disso, a contaminações durante a pandemia.
Com a disponibilidade de aplicativos de e-commerce, as farmácias estão evitando as possíveis aglomerações e, ao mesmo tempo, mantendo o fornecimento de seus serviços, que são importantíssimos em qualquer período, sobretudo nesse que vivemos.
5. Netflix
Não só de comida e remédios vive o homem. Um período de isolamento social tende a se tornar muito desgastante emocionalmente. Muitas pessoas não estão trabalhando e portanto lhes sobram bastante tempo livre. Ao mesmo tempo, suas opções de lazer estão consideravelmente muito reduzidas. Não se pode mais ir ao shopping, sair para encontrar uns amigos e nem mesmo ir visitar seus queridos avós.
E é aí que entram as plataformas de streaming, com destaque à Netflix, Youtube e Amazon Prime Video. Durante a quarentena, elas se tornaram uma das principais fontes de entretenimento e estão livrando muitas pessoas das garras do tédio.
É visível como ideias simples, com o apoio da tecnologia, podem ser importantíssimas para a sociedade, tanto em tempos normais quanto em período de quarentena.
Pensando nisso, nós pretendemos deixar nossa parcela de contribuição. Se você tem uma ideia ou um projeto que nunca tirou do papel, que é capaz de impactar a sociedade, podemos materializá-lo transformando em um aplicativo, como os listados anteriormente. Entre em contato com a nossa equipe e deixe que a ICMC Júnior ajude você.
Conheça nosso instagram: @icmcjunior