Pesquisa de Satisfação: você realmente precisa de uma?

Primeiramente, alguém já te falou sobre a importância de uma pesquisa de satisfação?

Em “Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes”, do autor Stephen Covey, vemos uma analogia extremamente parecida com a realidade de algumas empresas.

E é deste cenário apresentado no livro que a necessidade de uma pesquisa de satisfação surge.

Na obra, o autor diz que nós possuímos uma visão de mundo que pode ser entendida como um Mapa.

Ou seja, depositamos neste Mapa todos os nossos princípios e valores.

Além disso, tomamos todas as decisões do dia a dia baseadas neste Mapa.

Porém, e se esse Mapa estiver errado? E se todas essas convicções e valores estiverem distorcidos, longe da realidade

É essa falta de confiança oferecidas por nossos mapas que geram situações de dúvidas e decisões ruins.

Sabendo desta realidade que resume uma grande parcela das empresas em nosso país, decidimos fazer um artigo.

E nesse artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens por trás de uma pesquisa de satisfação.

E sobre o porquê ela é uma das ferramentas mais poderosas contra cenários desse tipo.

Dessa forma, momentos de incertezas e dúvidas serão facilmente descobertos e solucionados por você leitor.

O que é uma pesquisa de satisfação?

Como vimos, o ato de repensar a atual validade e relevância do Mapa de uma empresa é, na maioria das vezes, algo complicado.

E é justamente nesse cenário que entra a Pesquisa de Satisfação.

A pesquisa de satisfação funciona como uma ferramenta que busca trazer mais assertividade para uma empresa qualquer.

Ela busca diminuir ainda mais a dúvida sobre a atual situação do negócio e consequentemente dos seus clientes.

Com essa análise em mãos, diversas escolhas estratégicas podem ser tomadas com mais certeza e clareza.

Mas é claro que o processo de decisão por trás de um investimento em pesquisa de satisfação pode não ser algo automático.

É necessária uma análise profunda sobre a real necessidade.

E muitas vezes negócios e organizações optam por não fazer tal investimento (o que é extremamente natural).

Portanto, vamos trabalhar em cima da seguinte reflexão: será que vale a pena mesmo investir em uma Pesquisa de Satisfação?

E é sobre essa decisão que discutiremos a seguir.

Quem realmente precisa de uma Pesquisa de Satisfação?

Mesmo que cenários de incertezas e dúvidas sejam comuns, nem sempre os negócios sentem a necessidade de otimizar seu próprio Mapa.

E isso é comum.

Portanto, queremos tornar esse momento de decisão ainda mais prático e nítido

Para isso, separamos aqui algumas situações nas quais uma Pesquisa de Satisfação pode ser extremamente benéfica:

“Queremos melhorar nosso ambiente interno!”

Aqui, uma Pesquisa de Satisfação é extremamente benéfica para esse tipo de empresa.

Através dela, ideias surgem facilmente a partir dos indicadores estratégicos obtidos com uma pesquisa em específico.

Além disso, esses indicadores podem sinalizar várias coisas.

Podem sinalizar uma área forte da sua empresa.

Uma área carente em treinamento.

Ou até mesmo uma área com processos e metodologias ultrapassadas, entre outros

E tais informações podem ser a base para a construção de uma nova estratégia realmente efetiva.

“Queremos um número maior de clientes e talentos!”

Através de uma Pesquisa de Satisfação, diversas informações sobre o ponto de vista de seus clientes ou talentos são coletadas.

Assim, a elaboração de uma estratégia que busca atingir mais profundamente estes dois públicos será muito mais assertiva.

Informações como “as maiores necessidades dos nossos clientes”.

Ou “os benefícios mais valorizados por nossos novos talentos”.

Todas elas podem ser captados através de uma pesquisa.

E posteriormente, podem ser usadas em uma nova campanha de marketing que visa a captação de novos clientes ou talentos.

“Queremos uma taxa de retenção de clientes ainda maior!”

Da mesma forma, que antes, a taxa de retenção desses clientes pode ser um importante fator no sucesso da sua empresa.

E estratégias que buscam aumentar esta taxa podem ser muito mais efetivas com os dados conseguidos na pesquisa de satisfação.

Informações como “o aspecto do meu serviço que meu público mais valoriza”.

Ou “a abordagem preferida do meu público-alvo”.

Elas também podem ser extraídas através de uma pesquisa de satisfação.

Pesquisa de Satisfação

Tipos de Pesquisa de Satisfação

Agora que sabemos os momentos ideais para se realizar uma Pesquisa de Satisfação, vamos entender quais são os tipos mais comuns de uma pesquisa como essa:

  1. Pesquisa de satisfação de clientes
    • A pesquisa de satisfação de clientes é um dos mais importantes formatos.
    • “O quê causa a evasão dos meus clientes?”, “Qual é meu diferencial em relação à concorrência?”
    • Perguntas como estas aqui acima podem ser respondidas por esses dados
    • Além disso, tais informações facilitam também o desenvolvimento de novas estratégias
  2. Pesquisa de satisfação de atendimento
    • Neste formato, a pesquisa busca informações sobre o atendimento atual da empresa e sobre possíveis melhorias
  3. Pesquisa de satisfação de funcionários
    • Já neste formato, o objetivo é fazer um levantamento de dados que resumam a qualidade do ambiente atual de trabalho de sua empresa.
    • Tais dados podem levantar estratégias que afetem diretamente a eficácia e satisfação de todas as equipes
  4. Pesquisa de satisfação de alunos
    • Aqui, o levantamento de dados tem como objetivo entender a relação entre as expectativas dos alunos e a realidade encontrada por eles.
    • Assim, melhorias em relação ao ambiente e as metodologias empregadas podem ser realizadas.

Conclusão

Por fim, vimos que são muitas as situações que se beneficiam de uma pesquisa de satisfação.

Além disso, vimos também que essa situações (nas quais os Mapas de cada empresa já não refletem mais uma direção efetiva) podem se encaixar em diversas necessidades diferentes.

Ou seja, levando em consideração cada necessidade, encontramos também diversos tipos de pesquisa, cada uma com seu formato e vantagem.

Sendo assim, viver diariamente a experiência de tomar decisões importantes pode ser um ótimo indicador de que uma Pesquisa de Satisfação faria muito bem.

E que tal ferramenta melhoraria cada vez mais a eficiência e a relevância do Mapa que rege seu negócio.

Felipe Moreira entrou em 2018 na empresa como consultor da Diretoria Comercial. Hoje em dia também atua como consultor na Coordenadoria de Marketing.

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