Introdução
Como alunos de graduação, muitas vezes nos preocupamos com o início de semestre e as disciplinas que cursamos e, se de fato, conseguiremos ter êxito em todas elas. Entretanto, nós da ICMC Júnior. – justamente por saber as dificuldades da graduação e o impacto que nos tem causado participar desse grupo – propomos cinco motivos para qualquer graduando considerar a oportunidade de entrar em um grupo de extensão, mais específico uma Empresa Júnior, e como isso afetará de forma positiva sua formação e, consequentemente, sua vida.
1. Melhorar sua comunicação
Quando somos tímidos, muitas vezes nos fechamos para as pessoas e as oportunidades a nossa volta. Na empresa trabalhamos em equipe, e esse é o primeiro passo para conhecer pessoas novas e trocar conhecimento. Além disso, há reuniões onde as opiniões de todos são ouvidas e compartilhadas.
2. Colocar em prática o conhecimento adquirido nas aulas
Existem muitos cursos onde muito se aprende, mas pouco se aplica. Quem tem o objetivo de ir para o mercado de trabalho, talvez tenha um pouco de dificuldade para executar todo o conhecimento adquirido na faculdade. Nós vendemos projetos, negociamos e realizamos o que os clientes nos propõe. É a melhor forma utilizar diretamente tudo o que aprendemos numa sala de aula.
3. Preparação para o mercado de trabalho
Muitos universitários conhecem o mercado de trabalho somente quando vão estagiar, e isso geralmente ocorre nos últimos semestres de curso. Participar de uma empresa júnior te destaca em um processo seletivo, pois, terá um conhecimento prévio de como uma empresa funciona e como manejá-la.
4. Desenvolvimento de líderes
Todas as empresas juniores são administradas pelos próprios estudantes, ou seja, a iniciativa, uma das palavras que definem os líderes, é posta a prova. Nós somos os responsáveis por gerir toda a empresa, lidar com lucros e a falta deles, além de toda a parte burocrática. Também lidamos com as frustrações alegrias das pessoas da empresa, ou seja, aprendemos, na prática, a ser bons líderes a fim de melhorar o ambiente da empresa e desenvolver novos produtos e projetos.
5. Conhecer todas as áreas de uma empresa
Uma empresa é dividida em setores, onde cada grupo realiza uma determinada tarefa. Assim também acontece com a empresa júnior, onde você pode escolher em qual diretoria quer atuar, além de poder participar de outras. Logo, você conhece todos ambientes de trabalho e pode ter certa noção do que você quer fazer quando se formar. Às vezes seu sonho é ser programador de jogos, mas você pode se encontrar no setor de vendas, por exemplo.
Se você se interessou por tudo isso, ou quase tudo, e é aluno de graduação do ICMC, fique ligado, pois, dia 22 de julho inicia nosso processo seletivo! Não perca essa oportunidade!